7 árvores para plantar em um ambiente urbano

A espécie escolhida vai depender da região onde a cidade está localizada

POR FERNANDO BUMBEERS (COM EDIÇÃO DE VIVIANE TAGUCHI)

A falta de arborização nas grandes cidades transformam os ambientes urbanos em grandes ilhas de calor. A cidade de São Paulo, por exemplo, registrou 34,3º C no último dia 17/9 ,a temperatura mais alta registrada no inverno desde 2004. E o fato, não é isolado. As temperaturas estão subindo em muitas capitais das regiões Sudeste e Centro-oeste, enquanto na região Sul, está geando.
Por isso, algumas cidades estão investindo em campanhas que visam incentivar o plantio de árvores - e não só isso, mas também a manutenção delas - para minimizar os efeitos do calor, aumentar a umidade do ar, deixar as cidades mais verdes e mais bonitas.
Na cidade de Senhora dos Remédios, em Minas Gerais, por exemplo, a população já tem o hábito de plantar uma árvore cada vez que nasce um bebê na cidade. A campanha caiu na internet e se espalhou pelo Brasil. Hoje, outras cidades já implantaram o "Uma criança, uma árvore". Veja a lista: Clevelândia (PR), Sorocaba (SP), Diamantina (MG), Guarapari (ES), Itaperuna (RJ), Ituverava (SP), Penápolis (SP), Passos (MG), Tramandaí (MG), São José do Rio Preto (SP) e São Caetano do Sul (SP).
De acordo com o Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística (IBGE), entre as cidades brasileiras que tem uma população com mais de 1 milhão de habitantes , Goiânia (GO) aparece em primeiro lugar quando o assunto é árvore plantada ao redor das casas, com quase 90% dos domicílios contemplados . A seguir vêm Campinas (SP) e Belo Horizonte (MG), com 88,4% e 83%, respectivamente.
"O plantio de árvores nas cidades deve ser orientado por especialistas na área, pois algumas espécies podem ser prejudiciais à outras árvores nativas do local", explica Ricardo Rodrigues, doLaboratório de Ecologia e restauração Florestal (LERF), da Esalq/Usp, em Piracicaba (SP). "Cada bioma tem suas espécies e, mesmo na cidade, isso precisa ser respeitado".
GLOBO RURAL reuniu 7 espécies recomendáveis para deixar as cidades mais verdes. Confira:

1 - Ipê amarelo (Tabebuia serratifolia)

ipe-amarelo (Foto: Wikimedia Commons)                                                                                  Ipê-amarelo demora um pouco para crescer, mas transforma a paisagem (Foto: Wikimedia Commons)

Natural da Mata Atântica, o ipê, também conhecido como pau d'arco, é uma excelente árvore para o plantio urbano, isso sem falar da bela coloração amarela. É uma árvoré que pode chegar até 20 metros, apesar de crescer de forma mais demorada.

Fonte e artigo completo: http://revistagloborural.globo.com/Cidades-Verdes/noticia/2015/09/7-arvores-para-plantar-em-um-ambiente-urbano.html

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan