História em detalhe: A relação entre edifício e cidade na Estação Rodoviária de Jaú

Por: Cesar Shundi Iwamizu
Edição 248 - Novembro/2014


SLIDE SHOW http://au.pini.com.br/au/solucoes/galeria.aspx?gid=8117
DESENHOS  http://au.pini.com.br/au/solucoes/galeria.aspx?gid=8118

Projetada em 1973, a Estação Rodoviária de Jaú é um dos edifícios mais importantes construídos por João Batista Vilanova Artigas. Muito conhecido, o projeto foi intensamente publicado nas revistas especializadas da época, e continua sendo destacado pelos recentes estudos acadêmicos realizados sobre sua obra, sobretudo pela solução no desenho da estrutura de sua cobertura.
Não obstante a importância das discussões suscitadas pelo desenho da estrutura utilizada em Jaú, fundamental para a compreensão da obra de um arquiteto como Artigas, é importante ressaltar outro aspecto deste projeto: a relação entre o edifício e a cidade.
Ao solucionar o projeto da estação, Artigas incorpora novos programas, cria espaços públicos e permite uma transposição pelo interior do edifício, conectando a área central à parte alta da cidade, sem conflitos entre o trânsito de pedestres e a circulação dos ônibus. Esse desenho gera uma estrutura construída na cidade de Jaú que é, a um só tempo, edifício e cidade.

Fonte e artigo completo: http://au.pini.com.br/arquitetura-urbanismo/248/historia-em-detalhe-a-relacao-entre-edificio-e-cidade-na-330441-1.aspx

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan