Nas cidades do futuro, mobilidade é mais que transporte

By Priscila Kichler Pacheco

Fórum Vida Urbana: cerca de 150 pessoas acompanharam os debates sobre o futuro das áreas urbanas (Foto: Mariana Gil/WRI Brasil Cidades Sustentáveis)

“Há 118 anos, em Londres, aconteceu o primeiro acidente de trânsito já registrado no mundo. No laudo, era possível ler: “Um acidente que não mais se repetirá”. Alguém naquela época teria imaginado que o automóvel tomaria as proporções que têm hoje?”
O questionamento lançado por Lindau ao encerrar o painel indica e sintetiza o caminho percorrido pelas discussões da tarde desta terça-feira (17). No Fórum Vida Urbana, o painel “Mobilidade além do transporte: aproximando pessoas e atividades e criando comunidades vibrantes e sustentáveis” debateu o papel da mobilidade como meio de acesso a oportunidades oferecidas pelas áreas urbanas, consequentemente, como ferramenta de construção de cidades melhores. Realizado pela Frente Nacional de Prefeitos em parceria com a Prefeitura de BH, o evento reúne especialistas, pesquisadores e representantes de diferentes cidades em uma programação abrangente para debater soluções para qualificar o meio urbano desde a escala local até uma abordagem mais ampla.
Participaram do painel Luis Antonio Lindau, Diretor do WRI Brasil Cidades Sustentáveis, e Holger Dalkmann, Diretor de Estratégia e Política Global do WRI Ross Center for Sustainable Cities. A discussão contou também com a presença de Clarisse Linke, Diretora Executiva do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP Brasil), e de Regina Maria Prosperi Meyer, doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP) e professora titular na mesma universidade. A mediação foi feita por Marcelo Cintra, Coordenador de Políticas de Sustentabilidade da BHTRANS.
Entre congestionamentos, frotas crescentes de automóveis e elevados números de acidentes e níveis de emissões, as cidades precisam agir agora para assegurar um futuro para seus cidadãos. Vivemos, hoje, tempos que devem registrar taxas de motorização nunca vistas antes – um cenário pouco otimista, mas que lança às cidades um desafio possível de ser enfrentado e vencido: “A mudança pode acontecer – muitas cidades mudaram a realidade investindo em capacitação e planejamento. Mas, para que se tenha o impacto desejado, essas práticas precisam ser pensadas de forma integrada”, afirmou o Holger. Do investimento em modais ativos e sistemas de transporte coletivo de alta qualidade à gestão de demanda de viagens, há muitos bons exemplos e diversas maneiras de aplica-los conforme o contexto de cada cidade. “Entre soluções convencionais e inovadoras, há muitas oportunidades em todo o mundo. É preciso ter visão para saber aproveitá-las e comprometimento para implementá-las”, declarou o especialista.


Lindau defendeu a melhor distribuição do espaço viário como caminho para um futuro mais sustentável nas cidades (Foto: Mariana Gil/WRI Brasil Cidades Sustentáveis)

Fonte e artigo completo: http://thecityfixbrasil.com/2015/11/17/nas-cidades-do-futuro-mobilidade-e-mais-que-transporte/

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan