Oslo pretende proibir a circulação de automóveis em seu centro até 2019

Capital norueguesa sofre com a má qualidade do ar. Principal fonte de poluentes são os veículos motorizados

 

Centro de Oslo, na Noruega

Centro de Oslo, na Noruega

créditos: Dougtone

Em Oslo a contaminação atmosférica é um problema que vem sendo combatido de maneira radical desde os anos 90, quando se propôs reduzir em 50% as emissões de gases de efeito estufa até 2020. Naquela década começaram a ser implementadas normas que até hoje regulam as emissões das indústrias e veículos motorizados, sendo este último a principal fonte de poluição na cidade.

Por este motivo, as autoridades propuseram um plano - ainda em discussão - que a partir de 2019 proibirá a circulação de automóveis no centro da cidade, o que ajudaria a reduzir o trânsito nas demais partes da cidade e melhoraria a qualidade do ar. O sistema de transporte público da capital norueguesa é composto por ônibus, metrô, bondes e balsas. No entanto, mais da metade a população, que ultrapassa os 600 mil habitantes, faz uso do automóvel em seus deslocamentos, o que totaliza cerca de 350 mil veículos em circulação todos os dias.

Além disso, a congestão nessa parte da cidade se deve  ao fato de ali viverem apenas mil pessoas e diariamente chegarem outras 90 mil para trabalhar, boa parte das quais vindo de automóvel. Frente a esta situação, o plano para proibir o tráfego de veículos no centro está sendo apoiado por vários setores, tanto partidos políticos - o Partido do Trabalho, da esquerda socialista, e o Partido Verde que integra, o Conselho de Oslo - como cidadãos que vêem a proposta como uma opção viável para uma cidade mais limpa.

Fonte e artigo completo: http://www.mobilize.org.br/noticias/9003/oslo-pretende-proibir-a-circulacao-de-automoveis-em-seu-centro-ate-2019.html

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan