Hotel Nacional, criado por Oscar Niemeyer no Rio de Janeiro, será reaberto como resort urbano


Obras de reforma já iniciadas pelo grupo Meliá receberam R$ 400 milhões em investimentos e devem ser concluídas em junho de 2016

Kelly Amorim, do Portal PINIweb
26/Novembro/2015
Divulgação

A rede espanhola de hotéis Meliá assumirá pelos próximos 20 anos a administração do Hotel Nacional, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer em São Conrado, no Rio de Janeiro, e o transformará em um resort urbano até junho de 2016, antes do início dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. As obras de restauração do hotel, que será chamado de Hotel Nacional Gran Meliá, receberão investimentos de R$ 400 milhões do Grupo HN Participações e Empreendimentos.
Além da oferta de 417 apartamentos, incluindo duas suítes presidenciais e dez executivas, o hotel terá reativado o centro de convenções para a realização de eventos.
Fechado em 1995, o prédio foi tombado pela prefeitura em 1998. Por conta disso, os trabalhos da Construtora Orca, responsável até este momento pelas obras de reforma, estão sendo fiscalizados pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH).
De acordo com o vice-presidente do grupo Meliá no Brasil, Rui Manoel Carvalho de Oliveira, o objetivo é implantar no Hotel Nacional Gran Meliá o conceito de resort urbano, que ficará também à disposição dos moradores do Rio. “É algo novo por aqui e de muito sucesso em empreendimentos nossos no exterior. Não queremos apenas um hotel internacional para hóspedes, inacessível para as pessoas locais. Vamos fazer um hotel para que as pessoas que moram na cidade possam utilizá-lo como área de lazer. Para isso, o empreendimento terá muitas atividades e serviços diferenciados, como o famoso restaurante espanhol Passion”, explica.
A administração do hotel deverá promover a interação do local com as comunidades do entorno, como Rocinha e Vidigal. Serão desenvolvidos cursos de capacitação em diversas áreas, para que os participantes sejam inseridos ao corpo de funcionários do hotel. Ainda segundo Oliveira, a reabertura do Hotel Nacional será responsável pela geração de 500 empregos diretos e 1,5 mil indiretos.

Projetado para ser o maior hotel da América Latina, o Hotel Nacional foi fundado em 1972 e tem no entorno jardins planejados por Burle Marx. São 80 mil m² distribuídos em 34 pavimentos, com centro de convenções para 2,8 mil pessoas.

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan