Prefeituras recebem capacitação para o Plano de Mobilidade Urbana

Oficinas para prefeitos, gestores e técnicos estão sendo realizadas pelo Ministério das Cidades para habilitar agentes públicos nas ações de mobilidade de suas cidades

Como elaborar o Plano de Mobilidade Urbana

Como elaborar o Plano de Mobilidade Urbana

créditos: Thiago Santos/ #ClickMobilidade

O Ministério das Cidades, por meio da Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana (Semob), está realizando um amplo processo de capacitação das administrações municipais para a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob). Em parceria com as prefeituras, são apresentadas metodologias de trabalho para que prefeitos, gestores, técnicos municipais e estaduais possam implementar em suas localidades a Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei nº 12.587/2012).

Já foram realizadas oficinas nas cidades de Juiz de Fora, em Minas Gerais; Mafra e Forquilhinha, em Santa Catarina; Pirassununga, Jundiaí, Mogi das Cruzes e Campinas, em São Paulo; Corumbá, no Mato Grosso do Sul; e Palmas, no Tocantins. Mais de 300 pessoas, de aproximadamente 80 municípios, participaram das oficinas.

Numa primeira etapa, o programa de capacitação prevê um seminário de sensibilização, em que técnicos da área apresentam a Política Nacional de Mobilidade Urbana. Também são discutidos os meios mais eficientes de se pensar e projetar aspectos de mobilidade voltados para todo tipo de configuração municipal.

Além de fornecer conteúdo técnico, as oficinas ainda fomentam troca de experiências entre os municípios para a elaboração do PlanMob. E a equipe técnica apresenta o caderno de referência para esboçar o Plano. Outro ponto importante é estimular a participação social na elaboração e na implementação dos planos de mobilidade, além de sugerir metodologia para viabilizar essa interação do poder público local com a sociedade.

Fonte e artigo completo: http://www.mobilize.org.br/noticias/8988/prefeituras-recebem-capacitacao-para-fazer-o-plano-de-mobilidade-urbana.html

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan