Efeito chaminé pode contribuir para o conforto térmico das edificações

Conhecer o fenômeno ajuda arquitetos a entender como se dá a circulação de ar entre ambientes e a determinar as aberturas de uma construção

Redação AECweb / e-Construmarket
conveccao-termica-p-efeito-chamine
convecção térmica é um processo físico de transferência de calor que acontece graças à movimentação de fluídos. O conceito explica, por exemplo, a circulação de ar que acontece dentro de um ambiente, com o ar quente subindo e o ar frio descendo.
Na arquitetura, o fenômeno também conhecido como efeito chaminé, é uma das formas utilizadas para gerar ventilação natural dentro das edificações. “Qualquer ambiente que apresente carga térmica interna – com a presença de pessoas, equipamentos e/ou iluminação artificial – tende a ter a temperatura do ar interno maior que a do externo. Quando existem aberturas, o ar externo mais frio entra e, naturalmente, o interno mais aquecido sobe, criando uma ventilação no ambiente”, explica a arquiteta Monica Dolce, professora de conforto ambiental e sócia do escritório Dolce Arquitetura e Urbanismo.

A CONVECÇÃO TÉRMICA E O PROJETO ARQUITETÔNICO

O efeito chaminé ocorre naturalmente em qualquer ambiente onde existem diferenças de temperatura. Conhecer as características da convecção térmica permite ao arquiteto utilizar soluções de projeto que aproveitem essa circulação de ar em benefício do conforto térmico. “O importante é determinar por onde é desejável que exista a passagem do ar e posicionar as aberturas a favor deste fluxo”, recomenda a docente. Entre as soluções de projeto que aproveitam a convecção térmica, estão os dutos de ventilação, os átrios ventilados e as fachadas ventiladas.

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan