São Paulo recebe mostra sobre o Pavilhão do Café, projetado por estudantes da USP para a Expo Milão 2015

Exposição com curadoria do professor Francisco Spadoni reúne fotos, desenhos e textos descritivos dos projetos elaborados para o cluster

Kelly Amorim, do Portal Piniweb

10/Novembro/2015

Divulgação

A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP) recebe na Cidade Universitária, na zona Oeste, uma exposição sobre o Pavilhão do Café, um dos nove pavilhões compartilhados por países emergentes na Expo Milão 2015, realizada na Itália.
A mostra terá painéis fotográficos, desenhos e textos descritivos dos três projetos desenvolvidos para o pavilhão pelas equipes da USP e do Politécnico di Milano (PoliMi), com destaque para o projeto selecionado para execução, elaborado pela equipe da FAU coordenada pelo professor Francisco Spadoni e composta pelos arquitetos e estudantes de pós-graduação Alexandre Hepner (sócio do escritório Arkiz), Cesar Shundi Iwamisu (titular do escritório SIAA) e Ricardo Gonçalves (sócio do escritório Hiperstudio).

A exposição tem curadoria de Spadoni e coordenação de Rômulo Beraldi, além da colaboração dos arquitetos participantes e dos estudantes da FAU.

O projeto do pavilhão, segundo Alexandre Hepner, promoveu conscientização aos visitantes da feira sobre os modos sustentáveis de plantio de café praticados em Burundi, El Salvador, Etiópia, Guatemala, Iêmen, Quênia, República Dominicana, Ruanda, Timor-Leste e Uganda, que se especializam no cultivo de espécies que crescem na sombra.

Para unificar os pequenos pavilhões dos países expositores, o projeto prevê um sistema de pérgolas e brises modulares de madeira. A ideia é filtrar a luz de maneira variada, simulando o efeito de estar sob as copas das árvores. A sensação é fortalecida pelo tratamento dado à fachada, composta de elementos modulares pré-fabricados de madeira que simulam muxarabis horizontais. Com isso, os limites do espaço não são percebidos claramente. O cluster oferece espaços de estar e descanso para os visitantes e conta com uma exposição de fotos de Sebastião Salgado sobre o plantio de café pelo mundo.

A exposição será realizada até o dia 30 deste mês no Salão Caramelo, no campus da USP.

Leia mais:
Projeto colaborativo desenvolvido durante workshop define pavilhão do café na Expo Milão 2015, com participação da FAUUSP

Fonte: http://www.au.pini.com.br//arquitetura-urbanismo/agenda/sao-paulo-recebe-mostra-sobre-o-pavilhao-do-cafe-projetado-365871-1.aspx

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan