1ª ciclovia solar do mundo já produz mais energia do que o esperado

A cada metro quadrado de pista, é possível gerar 70 kw/h de energia.

1ª ciclovia solar do mundo já produz mais energia do que o esperado

A ideia é expandir este modelo para outras pistas e estradas. | Foto: Divulgação/SolaRoad

A primeira ciclovia solar do mundo está localizada em Amsterdã, na Holanda. Um ano após ser finalizada, a estrutura, construída através de financiamento coletivo, se mostrou mais eficiente do que era estimado nos testes laboratoriais.

Conforme informado pelos responsáveis pela estrutura, em entrevista ao site Fast Co. Exist, a cada metro quadrado de ciclovia solar é possível gerar 70 quilowatts/hora, o suficiente para abastecer três casas. Os bons resultados mostram que o investimento é viável e a expectativa é de que ele se pague em 15 anos.

Foto: Divulgação/SolaRoad

Foto: Divulgação/SolaRoad

O grande diferencial deste projeto é a forma como as placas fotovoltaicas foram instaladas. Não se trata de uma cobertura, mas sim um pavimento criado especialmente para absorver a energia do sol e transformá-la em eletricidade. A ideia é expandir este modelo para outras pistas e estradas. “Se nós pudermos adicionalmente incorporar células fotovoltaicas nos pavimentos das estradas, então uma área muito mais passaria a ser produtiva, colaborando para a descentralização da geração de energia solar sem que seja necessário espaços extras”, esclareceu Sten de Wit, representante da SolaRoad.

Foto: Divulgação/SolaRoad

Foto: Divulgação/SolaRoad

A energia produzida a partir da pavimentação pode ser usada para abastecer veículos elétricos, alimentar estações de atendimento e iluminação ou ser simplesmente destinada às redes de transmissão de eletricidade.

Foto: Divulgação/SolaRoad

Foto: Divulgação/SolaRoad

Em termos de uso, Wit garante que o sistema não deixa a desejar em relação às ciclovias tradicionais. Segundo ele, muitos dos usuários que não sabem da função extra da pista, nem conseguem notar diferença. “Isso é exatamente o que nós queremos alcançar: estradas que cumprem suas funções originais, enquanto geram energia solar”, finalizou o empreendedor.

Foto: Divulgação/SolaRoad

Foto: Divulgação/SolaRoad

Redação CicloVivo

Fonte : http://ciclovivo.com.br/noticia/1a-ciclovia-solar-do-mundo-ja-produz-mais-energia-do-que-o-esperado/

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan