Conheça o app Catálogo Madeiras Brasileiras

Wanessa A. S.

O aplicativo é uma ação do Programa Madeira é Legal, que tem como objetivo promover o uso sustentável de espécies de madeiras menos conhecidas, oriundas de florestas certificadas e que apresentam características tecnológicas para diferentes usos, com desempenho tão bom como aquelas tradicionalmente comercializadas, porém já pressionadas pela escassez na floresta, o que pode induzir à sua exploração não sustentável e ilegal.O aplicativo busca difundir este conhecimento aos usuários de madeira.

Pretende-se atingir um amplo público interessado não apenas no uso de uma matéria prima renovável, bonita, que apresenta diferentes cores, texturas, densidades e outras propriedades, mas também um consumidor que sabe que a melhor forma de proteção das florestas é o conhecimento dos seus produtos e a sua correta aplicação.

O catálogo indica espécies de madeira que possuem volumes conhecidos, disponíveis no mercado e provenientes de operações florestais sustentáveis.As madeiras aqui apresentadas fazem parte dos inventários disponíveis de empresas certificadas.

As espécies selecionadas preenchem, além da condição de disponibilidade de estoque florestal, outros requisitos, tais como:
- ampla distribuição e ocorrência em distintas regiões de florestas tropicais;

- potencial de uso nas várias áreas e modalidades da construção civil;
- potencial de substituição das madeiras tradicionalmente usadas no setor;
- disponibilidade de informações tecnológicas de origem confiável;
- algum nível de conhecimento no mercado local, regional ou nacional;
- isenção de obstáculos legais à sua comercialização e utilização.

O aplicativo foi desenvolvido pela Espaço Virtual, a partir de trabalho elaborado pelo Centro de Tecnologia de Recursos Florestais – CT- -Floresta/IPT por solicitação do WWF-Brasil.


Baixe aqui o aplicativo e nos dê sua opinião!

Via : Google Play

Fonte: http://www.florestalbrasil.com/2015/11/conheca-o-app-catalogo-madeiras.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+FlorestalBrasil+%28Florestal+Brasil%29

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan