Iniciativa urbana

Redação Galeria da Arquitetura

   Crédito: Mariana Moreth

Defensor do conceito ‘Calçada Viva’, o arquiteto paisagista Benedito Abbud é conhecido por seu portfólio com mais de 5.200 trabalhos que integram parques, praças, bairros, cidades, calçadas e outros. Em meio às cidades de pedra, é sempre possível encontrar grandes quintais verdes projetados por ele.

Essa arquitetura paisagística tem como idealização a integração de passeios públicos arborizados, acessíveis a pessoas com necessidades especiais de locomoção, que passam a ser tratados como ponto chave nesse processo urbanístico.

Benedito Abbud pretende trazer a natureza de volta ao convívio da cidade. Mostrando que a harmonia visual é bem melhor quando em conjunto, proporcionando parques e áreas de lazer pelos asfaltos.

O movimento ‘Calçada Viva’ vai além das árvores. Traz soluções urbanas práticas e fáceis, que até quem não é paisagista pode aprender e aplicar na frente de casa.

Inicialmente, Abbud prevê o uso de arbustos, muros com forrações e plantas frutíferas. Os pisos drenantes foram os escolhidos para compor o cenário, pois são capazes de absorver a chuva, evitando enchentes ou poças. E ampla acessibilidade, com rampas, bancos e pontos de ônibus para os pedestres.

No Rio de Janeiro, o paisagista desenvolveu o belo jardim externo do projeto arquitetônico do Cidade Jardim, com acesso livre para o quintal verde, tornando-se uma iniciativa mais humana e sustentável.

    Crédito: Mariana Moreth

Fonte e artigo completo: http://galeriadaarquitetura.com.br/Blog/post/iniciativa-urbana

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan