‘Descarga sem água’ promete economia de até 80% no consumo

Equipamento Piipee é usado para substituir descarga em vasos sanitários. Solução biodegradável tira odor, altera coloração da água e limpa a privada.

Desenvolvido por um trio de gaúchos, o Piipee é um produto que promete reduzir em até 80% o consumo de água de bacias sanitárias. O equipamento usa uma solução biodegradável que elimina o mau cheiro, muda a coloração e ainda limpa o vaso. O método funciona apenas com urina. Em estágio de pré-venda desde dezembro do ano passado, a empresa deve iniciar as entregas ainda no mês de novembro.

De acordo com Ezequiel Vedana da Rosa, 27 anos, sócio e idealizador do Piipee, já foram encomendados cerca de 12 mil kits – ainda em versão beta – e aproximadamente 30 mil litros da solução. “Como é um produto novo, temos um prazo de entrega de, no máximo, 60 dias. Vamos colocá-lo no mercado e receber o feedback. Na nova versão, o aparelho terá um medidor, que vai indicar a economia de água aproximada”.

O mecanismo é bastante simples. O Piipee tem um dispenser – semelhante àqueles de sabonete líquido –, que, quando pressionado, lança a solução em um tubo, cuja ponta fica presa dentro do vaso. O processo substitui o uso da descarga, economizando água.

Segundo Rosa, a criação do produto foi iniciada em 2010, de maneira caseira. “Comecei a desenvolver por conta própria. Fui ao supermercado e comprei vários produtos de limpeza. Verifiquei a composição química deles. Adquiri esses elementos e comecei as misturas. Depois, uma engenheira química deixou a fórmula pronta para ser industrializada”, explica. A equipe já investiu cerca de R$ 25 mil no desenvolvimento do Piipee, conforme Rosa.

Cada utilização gasta aproximadamente 1,5 ml da solução. Com capacidade para 400 ml ou 800 ml, um refil pode render de aproximadamente 380 a cerca de 750 descargas. Rosa garante que o Piipee pode ser usado até 10 vezes sem ser necessário dar a descarga com água.

Piipee produto startup RS (Foto: Ezequiel Vedana da Rosa/Divulgação)

Equipamento será apresentado no exterior
(Foto: Ezequiel Vedana da Rosa/Divulgação)

Fonte e artigo completo: http://vivagreen.com.br/descarga-sem-agua-promete-economia-de-ate-80-no-consumo/

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan