Paisagismo: Como escolher a planta ideal para seu jardim

Por Arq. Mariana Primos

Paisagismo e Jardimpaisagismo, que visa proporcionar a integração do homem com a natureza, pode transformar a edificação onde é aplicado de diversas formas, seja esta para uso residencial, comercial e até industrial, pois como a vegetação estará sempre em evolução, o espaço consequentemente também estará em constante mudança e enriquecimento.
No entanto, é importante a escolha correta dos itens e tipologia da vegetação com base em inúmeros fatores que devem ser devidamente analisados e levados em consideração como o espaço, a insolação e a umidade.
Neste artigo abordaremos estas questões para auxiliar na escolha correta dos tipos de plantas a serem utilizados e na elaboração de um projeto de paisagismo.

Sol e Água

Primeiramente deve ser analisada a insolação do local, que seria a presença e quantidade de radiação proveniente do Sol, assim como o horário em que há maior ou menor incidência e por qual período de tempo, bem como se há sombra e qual a temperatura média do local. A quantidade de luz solar necessária e a temperatura, mais elevada ou mais amena, variam de espécie para espécie, por isso é muito importante também considerar esta questão.
Plantas de sol não devem ser colocadas à sombra, assim como plantas de sombra não devem ficar expostas diretamente ao Sol. Plantas que requerem de maior intensidade dos raios solares para o seu desenvolvimento irão crescer em direção à radiação solar. Se plantadas à sombra, crescerão desorientadas em busca do Sol.
Em oposição, as que se adaptam melhor à sombra desenvolver-se-ão melhor em ambientes de pouca luz, ao passo que se plantadas em locais com incidência direta dos raios solares, tenderão a aparesentar aparência amarelada.
Existem também plantas de meia-sombra, que precisam de muita luminosidade, mas não gostam de raios solares diretos, principalmente no horário entre as 10 horas da manhã e as 5 horas da tarde. Elas são ótimas para ambientes internos, desde que próximos às janelas da edificação.
Além da presença de luz solar, é importante verificar qual o percentual de umidade do solo, assim como se existirá incidência direta de precipitações (chuvas) e se seria necessário irrigar ou drenar para alcançar a umidade ou teor de águaideal.
Como é sabido por todos, o metabolismo das plantas ocorre por processos químicos e bioquímicos, em que elas utilizam a luz solar para separar as moléculas de água em hidrogênio e oxigênio. Este processo é denominado fotossíntese. O hidrogênio da água obtida pelas raízes em combinação com o dióxido de carbono do ar, produz açúcar, que é queimado pelo oxigênio para transformar-se em energia para os processos vitais das plantas. Como resultado, geralmente parte do oxigênio da água é devolvido à atmosfera em forma de vapor.
Muitas plantas não requerem apenas umidade do solo, mas também precisam de umidade do ar. Então, em ambientes onde a umidade do ar é baixa, é aconselhável utilizar vasilhas com água que permitam a evaporação próximo da planta. Porém, não esqueça de adicionar areia nestes vasos para evitar a proliferação de mosquitos e pernilongos como o Aedes Aegypti, vetor responsável pela transmissão de doenças graves como a Febre Amarela e a Dengue.

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan