Quão popular pode se tornar uma casa "anti-arquiteto"?


Reino Unido está passando por uma crise na habitação cujos detalhes foram explicados por Rowan Moore no início deste ano. Há décadas a oferta de habitação tem sido de baixa qualidade, produzida por consórcios liderados por incorporadoras e caracterizada pelo impiedoso melhor custo-benefício, visando gerar o máximo de lucro para as construtoras. Desta fórmula nada surge além de construções monótonas e padronizadas que, ao longo do tempo, se tornaram uma referência nacional. Essas casas - frequentemente construídas em alvenaria, no estilo "caixinha" e com a área mínima permitida de aberturas na fachada - são, em geral, escuras, espacialmente inadequadas e muito abaixo dos padrões que deveriam ser almejados. É como morar em um porão equipado.
'Palmerston' - modelo típico de habitação popular no Reino Unido. Imagem © Barratt Homes
'Palmerston' - modelo típico de habitação popular no Reino Unido. Imagem © Barratt Homes
Como contrapartida a essa infeliz realidade, algumas companhias estão oferecendo ao público meios novos e mais originais de construir sua própria casa - livrando-se, assim, do construtor e do arquiteto com uma única jogada. Em um artigo recentemente publicado pelo The Guardian, Shane Hickey apresenta a Hivehaus, que está sendo anunciada como "um conceito inovador de habitação modular - inspirado na natureza - influenciado pelo modernismo e produzido através de técnicas construtivas não convencionais."
Talvez um movimento "anti-construtoras" e "anti-arquitetos" de consumidores principiantes não seja uma coisa tão ruim. Isso prova que arquitetos, empreiteiras, incorporadoras e autoridades locais deveriam, de modo geral, sonhar mais alto.
via Hivehaus
via Hivehaus
via Hivehaus
via Hivehaus
Leia o artigo completo aqui.
Fonte:Taylor-Foster, James. "Quão popular pode se tornar uma casa "anti-arquiteto"?" [How Popular Could "Anti-Builder" and "Anti-Architect" Homes Become?] 20 Jul 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado 3 Nov 2015.  http://www.archdaily.com.br/br/770371/quao-popular-pode-se-tornar-uma-casa-anti-arquiteto?ad_medium=widget&ad_name=most-visited-index

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan