Semana do Design reúne eventos pelo Brasil

Semana do Design

Autor: Larissa Bacellar

Dia 05 de novembro é comemorado o Dia Nacional do Design. Instituído em 1998, pelo então presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, a data foi escolhida em homenagem a Aloísio Magalhães, advogado, artista plástico e designer gráfico, nascido em 1927, neste mesmo dia.
Mas, o que é design?
Como significado no dicionário:
design |dezáine| ou |dizáine|
(palavra inglesa)
substantivo masculino
1. Disciplina que visa a criação de objetos, ambientes, obras gráficas, etc, ao mesmo tempo funcionais, estéticos e conformes aos imperativos de uma produção industrial.
O design, portanto, é um processo criativo que envolve a elaboração de ambientes, roupas, propagadas, sites, produtos… aliando a estética com a funcionalidade e o conforto de seus usuários.
O design também está nas ruas, nas cidades. Um bom desenho urbano pode contribuir para a integração social e o aumento da diversidade. Há alguns anos, cidades industriais que consideravam o design apenas como acessório, não eram mais consideradas como atraentes ou competitivas.
Cidades que baseavam sua competitividade em investimento, passaram a baseá-la em inovação, e o design era uma das indústrias criativas capazes de fazê-lo, se tornando diretamente ligado à chamada Economia Criativa.

Semana Design Rio

Entre os dias 04 e 08 de novembro, a capital carioca recebe o Semana Design Rio, em diversos pontos da cidade. Fonte: Divulgação Semana Design Rio
Nesta Semana do Design está rolando uma série de eventos, como exposições, workshops, palestras e muito mais!
A partir de 03 de novembro:
Em Curitiba, Paraná, entre os dias 03 e 08 de novembro, acontece o evento Semana oDesign Transforma, realizado pelo Centro Brasil Design e Prodesign>Pr. A 5ª edição da Semana D possui o tema “Design Transforma Cenários”, mostrando a “influência do Design sobre os cenários criativo, estratégico, econômico e urbano”. A Semana reunirá encontros sobre Tipografia, Economia Criativa, Planejamento Urbano, Ilustração e muito mais!
Em Nova Hamburgo, Rio Grande do Sul, a Universidade Feevale realizará a 2º Semana do Design de Interiores, entre 03 e 06 de novembro. Organizado pelo curso de Design de Interiores, em parceria com o projeto de ensino Interiores em Cena, o evento contará com palestras e visitas técnicas.
A partir de 04 de novembro:
No Rio de Janeiro, capital, acontece entre 04 e 08 de novembro a 3ª Semana Design Rio. O evento este ano buscará democratizar o acesso ao design, reforçando a cidade como um pólo da Indústria Criativa e será realizado em vários locais da cidade, como lojas, ateliês, escritórios e coletivos, como é o caso do Coletivo 183. A novidade desta edição é o Mercado Design Rio, “uma feira de produtos de design que vai unir o produtor/designer com o público final”. Será oferecido workshops, palestras e exposições sobre Tecnologia, Design Social, Móveis, Iluminação e muito mais!
Em paralelo à Semana Design Rio, acontece em Petrópolis, Rio de Janeiro, o Design Petrópolis, que vai de 04 a 14 de novembro. Em sua estreia, o evento contará com workshops, palestras e exposições, com temáticas sobre Food Design, Encadernação, Caligrafia, Prototipagem e mais!
Para saber mais sobre cada um desses eventos sobre design, é só clicar em seu nome!
Caso conheça ou deseje conhecer algum desses eventos não deixe de compartilhar suas experiências e expectativas aqui nos comentários.
Faltou algum evento sobre a Semana do Design? Tem alguma recomendação? Fale conosco com o assunto EVENTOS na nossa página de contato.

Fonte da imagem: https://www.skillshare.com/classes/design/Design-Thinking-2015/1204859293


Larissa Bacellar
Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Acredita que estar sempre atualizada e buscando conhecimento seja a fórmula para o sucesso e realização pessoal. Além de passar seu tempo projetando e criando, gosta de livros, filmes, séries, festas e exposições.

Fonte: http://entreesquinas.com.br/semana-do-design-reune-eventos-pelo-brasil/

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan