arquiteto baiano, david bastos, lança livro com seleção de projetos marcados pelo estilo de vida tropical

o que define um bom projeto é a felicidade. a arquitetura é para o homem
david bastos

o livro david bastos - arquitetura brasileira


corredor da vitória 1, em salvador | projeto: david bastos
corredor da vitória 1, em salvador | projeto: david bastos

Casas cercadas por grama, em terrenos de vegetação abundante, mesas sob pergolados, piscinas, varandas amplas e com belas vistas. Ninguém ousaria negar que tudo isso é muito bom e combina perfeitamente com o arquiteto David Bastos. E de imagens de paraísos privados seu novo livro está cheio - mas não só delas. Ao folhear David Bastos - Arquitetura Brasileira, da Zeta Editora, é possível conhecer um outro lado do arquiteto baiano, com projetos bem urbanos e de restaurantes, que fogem completamente de seu estilo ‘casa na praia’. Mas que mantém, é claro, uma identidade reconhecível, enraizada na brasilidade. “Quis mostrar que fazemos de tudo, somos versáteis”, diz o profissional.

corredor da vitória 1, em salvador | projeto: david bastos
corredor da vitória 1, em salvador | projeto: david bastos

O livro chama atenção pelo grande formato, 30 x 40 cm. “Imagens de arquitetura e decoração precisam ser grandes para emocionar”, explica David. A maior parte doc clicks são de Tuca Reinés, que registra os projetos de Bastos há 20 anos. Tuca e outros amigos e clientes assinam os sete prefácios: a jornalista Joyce Pascowitch, o publicitário Nizan Guanaes, Guilherme Deucher, da Casual Interiores, a promotora de eventos Licia Fábio e o empresário Luiz Mendonça Filho. Já lançada em São Paulo e em Salvador, a publicação será apresentada aos cariocas no dia 17 de janeiro.

casa terravista 2, em trancoso | projeto: david bastos
casa terravista 2, em trancoso | projeto: david bastos

São 38 projetos, três inéditos, celebrando seus 38 de carreira. A seleção é do sobrinho de David, o também arquiteto Felipe Bastos e foi baseada na variedade de localizações, tipos de projeto (comercial ou residencial, apartamento, casa de campo ou casa de praia), data de realização e estilo. Mas alguns foram pedidos especiais de David. Ele fez questão de incluir suas três residências, no Rio de Janeiro, em Salvador e em São Paulo. “Além de ter apego emocional por eles, são os [projetos] que melhor refletem minha personalidade”, explica.

apartamento boa viagem, em recife | projeto: david bastos
apartamento boa viagem, em recife | projeto: david bastos

Também é especial para David seu primeiro escritório, na região das docas de Salvador, projeto de 1993. O antigo trapiche, então abandonado, era um galpão onde ficavam depositados alimentos. A reforma não pretendeu apagar as marcas do passado e transformou o edifício em um lugar cheio de vida. Em pouco tempo se criou uma vizinhança descolada, incluindo o restaurante Trapiche Adelaide, também assinado pelo arquiteto e retratado no livro. A revitalização do local se tornou emblemática, tanto que é com este projeto que o livro termina. Um final feliz, como nos projetos de David Bastos.

david bastos

Veja também o projeto de David Bastos publicado na bamboo 42.

Fonte: http://www.bamboonet.com.br/posts/arquiteto-baiano-david-bastos-lanca-livro-com-selecao-de-projetos-marcados-pelo-estilo-de-vida-tropical

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan