Prêmio Holcim: Os escolhidos na etapa latino-americana

OS ESCOLHIDOS NA ETAPA LATINO-AMERICANA

ARQUITETOS DA COLÔMBIA, COSTA RICA E MÉXICO FORAM OS GRANDES VENCEDORES DA ETAPA LATINO-AMERICANA DO PRÊMIO HOLCIM PARA CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS, ENQUANTO EQUIPE ARGENTINA LEVA A PREMIAÇÃO PARA JOVENS TALENTOS, COM PROJETO DE REQUALIFICAÇÃO URBANA EM ÁREA RIBEIRINHA DE MANAUS.
Um dos maiores concursos de projetos de arquitetura da atualidade, realizado a cada três anos em formato global, o Holcim Awards for Sustainable Construction teve sua etapa latino-americana realizada no mês de outubro, em Medellín, Colômbia. Para o alto nível dos trabalhos inscritos contribuíram a premiação milionária (são 2 milhões de dólares distribuídos em cinco etapas regionais e um prêmio final global), as diretrizes do regulamento e o apelo midiático do certame patrocinado pela Fundação Holcim.
O corpo de jurados, composto de nomes ligados às universidades parceiras, presidido pelo costa-riquenho Bruno Stagno e que conta com os brasileiros Vanderley John e Angelo Bucci, baseou a análise dos projetos inscritos em cinco elementos primordiais: progresso (inovação e transferência à sociedade), pessoas (normas éticas e equidade social), planeta (ecoeficiência e uso de recursos naturais), prosperidade (rendimento econômico e compatibilidade) e posicionamento (resposta conceitual e impacto estético).
Cada etapa conta com três vencedores regionais (Ouro, Prata e Bronze), além dos prêmios Next Generation, para jovens equipes, e Acknowledgement, voltado aos projetos que trouxeram inovações tecnológicas em aspectos específicos, mas não cumpriram os cinco pontos fundamentais para a fundação.
FINESTRA destaca os três principais premiados dessa etapa, que seguem para a etapa Global em 2015, e o interessante projeto vencedor do prêmio para jovens arquitetos: a requalificação do centro portuário de Manaus. Outros resultados da premiação e informações estão disponíveis em www.holcimawards.org.


1º lugar: Sítio Articulado - Parque público em reservatórios de água de Medellín, Colômbia


2º lugar: Plataforma Arboreal - Construção de baixo impacto de um centro florestal na Costa Rica


3º lugar: Kokokali, a Casa das Crianças - Escola de alinhamento pedagógico no México


Next Generation: Salada de Frutas - Reforma da infraestrutura urbana à margem do rio em Manaus

Publicada originalmente em Finestra na Edição 89

Fonte: http://arcoweb.com.br/finestra/arquitetura/premio-holcim-escolhidos-etapa-latino-americana?utm_source=Edicao15012&utm_medium=150121&utm_campaign=NewsletterARCOweb&utm_source=Virtual_Target&utm_medium=Email&utm_content=&utm_campaign=News-150121&utm_term=

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan