BAU 2015: estudante brasileiro vence concurso que premia com estágios nos maiores escritórios internacionais de arquitetura

O estudante brasileiro Wallison Caetano, da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), acaba de ser um dos premiados no concurso AWA (Archi World Academy), durante a BAU 2015, maior feira internacional de arquitetura e construção, em Munique, Alemanha.
Com o projeto "Fazenda Vertical na Avenida Paulista", o aluno de arquitetura e urbanismo foi um dos 12 vencedores da premiação, e foi premiado com um estágio no escritório Mario Cucinella Architects, em Bolonha, na Itália.
A premiação é aberta para estudantes de arquitetura e urbanismo de todo o globo, que são avaliados por grandes nomes da arquitetura mundial. Cada um dos 12 jurados escolhem um projeto vencedor, o que dá direito a um estágio nos respectivos escritórios.
Segundo Mario Cucinella, o projeto de Caetano foi escolhido por trazer à discussão um assunto de grande relevância nos tempos atuais, as fazendas verticais, e inserir o mesmo em uma área de grande densidade populacional e com imensos desafios em relação ao caos urbano da cidade de São Paulo, em plena Avenida Paulista.
O estudante planeja terminar seus estudos (atualmente participa de um curso na Espanha), faltando ainda um semestre para concluir a universidade, e depois partir para o desafio de estagiar em um dia grandes escritórios mundiais, reconhecido internacionalmente por seus projetos.
A equipe do ARCOweb esteve na premiação e falou brevemente com o jurado e o estudante premiado:

ARCOweb: Mário, o que te levou a escolher justamente este projeto entre 1400 inscritos ao prêmio?
Mário Cucinella: fiquei fascinado pela idéia de que um jovem estudante de arquitetura tenha trabalhado com o tema das fazendas verticais na cidade, pois é um ponto muito interessante, especialmente em uma cidade de densidade tão alta, o que é certamente uma dificuldade. Penso que ele seja um pioneiro, pois a classe arquitetônica apenas começou a debater esse assunto, e um estudante trabalhando sobre ele eu achei extremamente interessante, em uma cidade tão dura como São Paulo, cheia de edifícios de concreto, e em plena Avenida Paulista. Nesse ambiente tão caótico, ele inseriu uma belo edifício verde, com a ideia da fazenda, achei incrível, uma grande visão.

ARCOweb: Wallison, qual a importância do prêmio para este início de carreira?
Wallison Caetano: Achei super importante, pois é o primeiro prêmio internacional que eu recebo, e acho que a área de competições de arquitetura é uma das mais importantes para quem está iniciando a carreira.

ARCOweb: Como foi que resolveu participar do processo de inscrição para a premiação?
W. C.: Quando li sobre o concurso e vi que o prêmio seria trabalhar com um dos arquitetos do júri, logo tive interesse, pois acho que não há prêmio melhor para um estudante. É uma oportunidade para aprender bastante além de criar novos contatos.
Confira imagens da premiação na galeria abaixo.
O Júri desta edição contou, além de Cucinella, com nomes como Daniel Libeskind, Thomas Herzog, Ibrahim Jaidah, Fernando Romero, Philippe Samyn, Paul de Ruiter, entre outros.
O projeto completo de Wallison Caetano, você confere aqui no ARCOweb, na próxima semana.

Veja todos os projetos premiados desta edição em: www.awacademy.org

Publicada originalmente em ARCOweb em 21 de Janeiro de 2015

Fonte: http://arcoweb.com.br/noticias/arquitetura/bau-2015-estudante-brasileiro-vence-concurso-premio-estagio

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan