Nossa água vem da Amazônia

A chuva em várias regiões do país depende da preservação da Floresta Amazônica. Ela é responsável pela produção do vapor d’água, que em nuvens viaja por todo o território brasileiro

 Camila Almeida
Superinteressante - 11/2014

Ilustração Raul Aguiar/Superinteressante

Leia também

Estas informações fazem parte do infográfico produzido pela revista Superinteressante, que - junto com os infográficos Desmatamento e degradação e Estamos ilhados - integra a reportagem O Brasil secou. Para conferi-lo em formato de infográfico, clique aqui.



Entenda o processo de transpiração da floresta e à formação das nuvens sobre ela. Abaixo, conheça o percurso dos rios voadores e como eles levam chuvas por todo o continente:
Ilustração Raul Aguiar/Superinteressante


1. A chuva penetra no permeável solo florestal e fica armazenada em sua parte porosa, ou escorre até os aquí¬feros subterrâneos gigantescos.
2. A água é absorvida pelas raízes, que podem ter até 20m de profundidade, e levada pelos xilemas, espécie de artérias que transportam a seiva bruta para cima.
3. Por fim, passa pelas estruturas evapo¬radoras das folhas, que funcionam como painéis solares químicos, capazes de absorver a energia do sol para transpirar.
4. Além de água, as folhas liberam compostos orgânicos, que oxidam e precipitam, formando uma poeira finíssima. Essa poeira funciona como núcleo para condensação das nuvens.

OS RIOS VOADORES
Guiados pelo vento, els se chocam contra a Cordilheira dos Andes, fazem a curva no Acre e rumam para o Centro-Sul do país, indo até a Argentina


1. Os ventos úmidos do oceano entram na Amazônia, atraídos pela baixa pressão atmosférica, especialmente no verão. Formam um imenso reservatório de água no céu, que dá origem aos rios voadores.
2. Os rios voadores, guiados pelo vento se chocam contra a Cordilheira dos Andes, fazem a curva no Acre e rumam para o Centro-Sul do país, indo até a Argentina.
3. Essas chuvas de verão impedem que tenhamos um deserto no Brasil. Nesta mesma área tropical do mapa, há desertos em todos os continentes, como o Saara, o da Namíbia e o da Austrália.

DADOS E NÚMEROS DOS RIOS VOADORES
- 20 trilhões de litros de água é o quanto a Amazônia transpira por dia. Equivale a 8 mil piscinas olím¬picas. Cada árvore pode transpirar até 1 mil litros diários;
- A umidade da floresta faz uma trajetória de mais de 3 mil km;
- Mágica no ar: a poeira que existe na atmosfera amazônica é rica em compostos orgânicos voláteis, que são liberados pelas folhas. Eles atuam no crescimento, reprodução e defesa da planta, mas também têm muita influência na atmosfera. Auxiliam na formação de nuvens e no controle do clima;
- Comparativo de quantidade de água transportada: Rios voadores x outros rios brasileiros:
Rios voadores: 3.200m³/s
Rio São Francisco: 2.800 m³/s
Rio Paraíba do Sul: 1.120m³/s
Fontes Agência Nacional de Águas, Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Instituto Nacional de Pesquisas da Espaciais, Naturalis Biodiversity Center, O Futuro Climático da Amazônia (Antonio Donato Nobre, INPE), Patricia Bulbovas (USP).

Fonte: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/ambiente/nossa-agua-vem-da-amazonia-823480.shtml

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan