Livro Viabilidade de Empreendimentos Imobiliários - Modelagem Técnica, Orçamento e Riscos de Incorporação

Com destaque para a modelagem técnica, orçamento e riscos de incorporação, publicação apresenta novos conceitos para análise qualitativa de projetos

Kelly Amorim, do Portal PINIweb

28/Janeiro/2015

Reprodução

A Editora Pini acaba de lançar o livro Viabilidade de Empreendimentos Imobiliários - Modelagem Técnica, Orçamento e Riscos de Incorporação, do engenheiro civil Pedrinho Goldman, que reúne uma série de estudos de viabilidade técnica, econômica e financeira de empreendimentos residenciais, considerando as transformações da produção e da comercialização.

A publicação de 329 páginas também apresenta estudos de casos, de acordo com aspectos socioeconômicos e ambientais e os elementos intervenientes do negócio imobiliário. O objetivo da obra é destacar principalmente as variáveis qualitativas, pouco abordadas nas bibliografias já lançadas, e abrir caminho para novas pesquisas sobre a importância da modelagem como ferramenta para dar mais precisão na análise técnica durante a tomada de decisão dos investimentos.

Confira entrevista com o autor Pedrinho Goldman:

O livro é fruto de uma pesquisa acadêmica realizada por você. Que estudo foi esse?
Esta pesquisa de doutoramento realizada na Universidade Federal Fluminense RJ teve como motivação o aperfeiçoamento profissional e contribuir para o mercado da incorporação e construção, relevante na geração de empregos e de riqueza econômica para a sociedade.

A pesquisa teve como objetivo investigar os fatores que levam os empreendedores a tomada de decisão de realizar empreendimentos imobiliários residenciais, e desenvolver uma Modelagem para a elaboração dos estudos de viabilidade técnica, econômica e financeira.
Concluímos que a tese atendeu seus objetivos na identificação dos fatores que interferem na tomada de decisão de empreender, e na criação de um modelo para os estudos de viabilidade. E que os estudos de viabilidade não devem ficar restritos nas questões técnicas, econômicas e financeiras. Identificamos variáveis qualitativas que exercem forte influência sobre as variáveis monetárias, e que podem gerar mudanças significativas para a tomada de decisão.

O que contempla estudo de viabilidade de empreendimentos imobiliários?
O estudo de viabilidade técnica, econômica e financeira é uma ferramenta essencial para a tomada de decisão na realização dos empreendimentos imobiliários. Este estudo contempla a projeção das receitas e despesas monetárias do empreendimento através das variáveis monetárias, e dos indicadores de resultados, usualmente apresentados através do fluxo de caixa de receitas e despesas ao longo do ciclo de vida do empreendimento.
Quais os principais erros que os profissionais cometem ao fazer essa análise?
Em nossa pesquisa identificamos que o valor geral de vendas (VGV), o preço do terreno e o custo da construção são as variáveis monetárias de maior peso monetário representativo dos estudos de viabilidade. Desta forma, estas variáveis devem ser avaliadas com critérios adequados, pois suas variações e margens de erro podem interferir fortemente nos indicadores de resultados do estudo.


O que é essa modelagem?
A modelagem para os estudos de viabilidade tem como finalidade possibilitar ao especialista utilizar as informações quantitativas e qualitativas do empreendimento, de tal forma que seus resultados possibilitem uma análise técnica, econômica e financeira adequada para subsidiar os empreendedores na tomada de decisão.
Ela está estruturada em: Características do empreendimento; Objetivos do negócio; Características sociais, econômicas e comerciais da região; Características do projeto; Variáveis monetárias de receitas; Variáveis monetárias de despesas; Variáveis qualitativas; Indicadores de resultados; Análise e interpretação dos resultados; Tendências dos resultados; Conclusões e recomendações.


Você traz como novidade a aplicação de variáveis qualitativas na análise. Por que usá-las?
As variáveis qualitativas são fatores que podem interferir direta ou indiretamente nas variáveis monetárias e nos indicadores dos estudos de viabilidade. Elas foram identificadas através de um questionário estruturado aplicado aos especialistas construtores e incorporadores, cujas respostas apontaram o seus graus de importância na tomada de decisão de empreender.

Citamos entre outros a conjuntura internacional, política pública habitacional, déficit habitacional, percepção e sensação, sustentabilidade ambiental e urbana, participação da sociedade, rede de infraestrutura e transporte, segurança.
Embora haja uma grande dificuldade na precificação destas variáveis, são fatores relevantes na tomada de decisão e devem fazer parte do conjunto desta análise, conforme estruturada em nossa modelagem. Entendemos que a busca da precificação das variáveis qualitativas abrem caminho para novas pesquisas acadêmicas, que podem beneficiar o setor privado e público imobiliário.

Para adquirir o livro, clique aqui.

Fonte: http://construcaomercado.pini.com.br/negocios-incorporacao-construcao/negocios/novo-livro-da-pini-reune-estudos-reais-de-viabilidade-de-338023-1.aspx

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan