Terras do Brasil

A diversidade de nosso solo é a principal matéria-prima desta fábrica de tintas 

Tatiane Domiciano
Arquitetura e Construção - 11/2014

inShare

Luis Gomes

Leia também

 

Letícia Achcar adora pôr a mão na massa. E foi assim, empiricamente, que a arquiteta chegou à premiada mistura de terra crua e água – além de outros ingredientes, guardados a sete chaves – comercializada pela Solum. “Em 2003, eu estava numa grande obra, produzindo in loco a tintaencomendada, quando percebi a necessidade de industrializar o processo”, revela. Acostumada apenas com empreitadas construtivas, Letícia pediu reforços para gerenciar o negócio, a Tinta Solum*. Delegou a responsabilidade à sua irmã, Valéria, que acumulara experiência administrativa numa indústria de revestimentos. Onze anos depois, a cartela da empresa apresenta três coleções (Revestimento, Restauro e Sambaqui) e 30 cores na paleta.

Luis Gomes

A arquiteta e proprietária da marca, Letícia Achcar, gosta de se envolver em todas as etapas de fabricação: desde a verificação da matéria-prima até o desenvolvimento de produtos e novas aplicações.
O produto vem em galões de 18 litros, suficientes para cobrir até 18 m2 de paredes, já incluindo as duas demãos exigidas. A superfície deve estar nivelada com massa corrida ou reboco fino e livre de umidade, mofo e sujeira. No showroom, em São Paulo, há amostras de todas as cores, que incluem nuances de bege, branco, cinza e rosa.

Luis Gomes

O uso de brocha, pincel, rolo ou desempenadeira é o que confere textura à tinta, que aceita finalização com cera de abelha ou carnaúba. Aqui, exemplos de tons da coleção revestimento.

Luis Gomes

A fórmula é segredo, mas a criadora garante que a mistura resulta num revestimento mineral à base de água, livre de compostos orgânicos voláteis (COVs), atóxico e inodoro. “É super-resistente e pode ficar exposto às intempéries”, afirma.

Luis Gomes

A massa pode ser aplicada com um instrumento que reproduz as superfícies de taipa (efeito desta foto) ou uma pistola de projeção. Ambos os exemplos usam a cor mais pedida e famosa da solum, o terracota.


*Tinta Solum

Fonte: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/casa/terras-do-brasil-tinta-solum-822661.shtml

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan