Habitação e Cidade – Volume 5

Livro compila textos, projetos e trabalhos que marcaram o curso de pós-graduação "Habitação e Cidade", da Escola da Cidade, em 2013

Imagem: divulgação

  • Com organização dos arquitetos e professores Ruben Otero e Luis Octavio de Faria, o livro “Habitação e Cidade – Volume 5” traz um compilado de textos, projetos e trabalhos acadêmicos que marcaram o curso de pós-graduação homônimo da Escola da Cidade em 2013.
    As 270 páginas da publicação estão estruturadas em três partes, sendo que a primeira reúne uma série de artigos sobre políticas habitacionais no Brasil. Nela, os autores destacam textos que tratam do tema de forma panorâmica ou com foco em algum período, programa ou espaço urbano decorrente.
    O desenho urbano de São Paulo é o elemento de investigação da segunda seção, que ilustra a temática com propostas apresentadas no “Concurso Nacional Ensaios Urbanos” – promovido pela Prefeitura da cidade em parceria com o IAB-SP.
    Neste mesmo capítulo, o livro ainda destaca um texto do arquiteto Valter Fabietti sobre a busca pela boa forma urbana e alguns estudos, desenvolvidos por alunos do curso, que propõem inserir a habitação conjugada com outros usos num contexto urbano existente.
    A parte final da publicação – que está disponível para download gratuito no site da Escola da Cidade – é destinada a detalhar projetos dos estudantes para áreas precárias das cidades de Córdoba, na Argentina, e São Paulo.


  • Ruben Otero é arquiteto uruguaio formado pela Universidade da República do Uruguai (1983) e doutor em Projetos Arquitetônicos pela Universidade Politécnica da Catalunha (2008). É coordenador do curso de pós-graduação “Habitação e Cidade”, da Escola da Cidade.


  • Luis Octavio de Faria e Silva é arquiteto formado (1989), com mestrado (2001) e doutorado (2008) pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP). É coordenador do curso de pós-graduação “Habitação e Cidade”, da Escola da Cidade.


  • HABITAÇÃO E CIDADE – VOLUME 5
    Organização Ruben Otero e Luis Octavio de Faria e Silva
    Publicação Editora da Cidade
    270 páginas – bilíngue (português/inglês)
    R$ 65

Fonte: http://www.arqbacana.com.br/internal/arq!ler/read/14404/habita%C3%A7%C3%A3o-e-cidade---volume-5

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan