Arquitetos paulistanos criam sistema de captação de águas pluviais

Ocupando menos de meio metro quadrado, um novo sistema vertical de captação e armazenamento de águas pluviais acaba de ser desenvolvido pelos arquitetos Uli Zens e João Pedro David, do escritório paulistano Incriatório.


Modular, a estrutura tem capacidade para armazenar até 320 litros e pode ser adaptada e conectada a diferentes espaços, condições climáticas e demais formar de reuso e tratamento de água. “É uma solução de baixo impacto para enfrentar a crise da água e adequada para empresas, casas e prédios”, afirma Zens.



O modelo foi implantado, em janeiro de 2015, em uma residência na região da Lapa, zona oeste de São Paulo. A água é captada por calhas verticais instaladas ao longo de uma parede e, posteriormente, passa por um filtro para separar folhas e outros detritos de maior porte. O sistema também conta com régua e bóia para controlar a quantidade de água disponível.



A fim de ampliar as alternativas para redução do consumo, os arquitetos querem ampliar o projeto a partir do processo de biorremediação, que possibilita o tratamento da água com a utilização de plantas.
A estrutura, incluindo projeto, instalação, materiais e garantia, tem custo de cerca de nove mil reais.

Para mais informações, acesse: www.incriatorio.org

Publicada originalmente em ARCOweb em 20 de Janeiro de 2015
Fonte:http://arcoweb.com.br/noticias/tecnologia/arquitetos-paulistano-criam-sistema-vertical-captacao-aguas-pluviais

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan