5 razões para adotar a bike

As bicicletas conquistaram de vez as ruas das maiores metrópoles do mundo. Apontadas como a melhor solução para enfrentar o caos da mobilidade, elas ajudam a manter a boa forma e aumentar a produtividade dos trabalhadores

Anna Carolina Rodrigues
Você S/A - 11/2014

inShare

André Lessa

 

Leia também

Se você é daqueles que sempre tem uma desculpa na manga para deixar o carro e m casa e usar a magrela para ir ao trabalho, enumeramos cinco motivos para convencê-lo a fazer esta mudança já!


1. Dinheiro no bolso
No Brasil, os preços de bicicleta ainda são altos por causa dos impostos, mas é possível comprar um bom modelo por cerca de 1 mil reais. Ainda assim, o valor é muito inferior ao preço de um carro, que exige gastos com gasolina, seguro e IPVA — a bicicleta precisa de manutenção de rotina a cada três meses e troca eventual de peças. Só para comparar: um pneu de bike custa 90 reais, enquanto um de carro custa 120 reais, em média. E quem usar a bike para percorrer 10 quilômetros de casa até o trabalho cinco dias por semana economiza 1.560 reais por ano em combustível, de acordo com cálculo do site Eu vou de Bike.


2. Tempo recuperado
Pedalar por um trecho de 6 quilômetros ou menos em áreas urbanas leva, em geral, menos tempo do que dirigir pela mesma distância, segundo a associação Transporte Ativo. Para distâncias de 6 a 10 quilômetros, o tempo gasto pela bicicleta e pelo carro costuma ser o mesmo. A bike também evita perda de tempo em congestionamentos e na hora de estacionar. Além disso, o ciclista pode economizar minutos do dia ao substituir a ida à academia pela pedalada.

3. Saúde em dia

Andar de bicicleta é uma atividade com baixo risco de lesões, perfeita para sair do sedentarismo. Por ser um exercício aeróbico, o ciclismo ajuda a controlar a pressão arterial, aumenta a capacidade pulmonar e cardíaca, protegendo o coração do infarto. De acordo com uma pesquisa do Instituto do Coração, de São Paulo, ciclistas que pedalam três vezes por semana eliminam cinco vezes mais rápido o LDL (colesterol ruim, que em altos níveis contribui para o entupimento das artérias) do que os sedentários.


4. Mais bem-estar
Ao fazer uma atividade física como pedalar, o corpo libera a endorfina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer. Por isso, ir de bike até o trabalho pode ajudar os profssionais a chegar lá se sentindo mais leves. É o que aponta um estudo feito na Grã-Bretanha e publicado no periódico Preventive Medicine. Os cientistas acompanharam 18 mil britânicos com idades de 18 a 65 anos para saber como o meio de transporte usado para ir ao trabalho infuenciava na percepção de bem-estar. Resultado: quem vai de bicicleta ou transporte público se sente menos pressionado e tem mais facilidade de se concentrar do que os motorizados.

.
5. Produtividade em alta
Um estudo da Universidade de Bellarmine, nos Estados Unidos, com 2.600 entrevistados, mostrou que pessoas que se exercitam 150 minutos por semana, como muitos ciclistas, têm uma melhora de 65% na qualidade do sono. A consequência? Mais produtividade.

Fonte:http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/atitude/cinco-razoes-para-adotar-a-bike-827389.shtml

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan