ACXT apresenta projeto de revitalização do Parque do Gare, no Rio Grande do Sul

Equipamento público na cidade de Passo Fundo terá paisagismo renovado e ganhará novas instalações

Kelly Amorim, do Portal PINIweb





A ACXT, marca de arquitetura e urbanismo do Grupo IDOM, foi escolhida para projetar as obras de revitalização do Parque do Gare, na cidade de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul. A proposta consiste na recuperação do programa paisagístico já existente, além do edifício principal, e na introdução de novas instalações esportivas e de lazer, como uma biblioteca, espaço para a nova feira de produtores, lanchonete com ponto de informação e zona de banheiros.





O objetivo das intervenções é converter o local, que abrigou até a década de 1980 uma estação ferroviária, no principal espaço público no centro da cidade destinado à prática de atividades físicas, descanso e convivência.
O edifício principal, que abrigará a biblioteca e associações locais, terá dois pavimentos, sendo que o inferior é semienterrado na topografia e o superior corresponde a um espaço polivalente no nível mais alto do parque. O primeiro andar contém um núcleo funcional que concentra as áreas molhadas, com os sanitários públicos e a escada externa de acesso ao pavimento superior, além de ter a infraestrutura necessária para a instalação de uma pequena lanchonete no extremo leste, enquanto o segundo andar poderá abrigar usos diversos e um pequeno núcleo de sanitários e balcão de recepção aos visitantes.



Já o novo edifício da Feira do Produtor ficará em uma zona de declive acentuado, articulando patamares e acesso por rampas e escada. O seu interior é organizado espacialmente por rampas que conectam três espaços, sendo que o primeiro contém a zona de apoio, com banheiros, depósitos e instalações; o intermediário comporta a praça de alimentação; e o patamar inferior abriga as zonas fixas dos frios, o espaço de mezanino e o acesso ao estacionamento da feira.





O projeto também prevê a revitalização da quadra poliesportiva, da ciclovia, dos deques e passarelas e da pista de skate. No nível inferior do parque, será implantado um espaço com arquibancadas para eventos ao ar livre.

Fonte : http://au.pini.com.br/arquitetura-urbanismo/urbanismo/acxt-apresenta-projeto-de-revitalizacao-do-parque-do-gare-no-337893-1.aspx

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan