Plataforma BIM se destaca na BAU 2015

Feira de arquitetura da Alemanha mostra exemplos de projetos e como a ferramenta auxilia na comunicação com clientes

Luciana Tamaki*

SLIDE SHOW

O segundo dia da BAU 2015, feira de arquitetura, materiais e sistemas para construção com mais de dois mil expositores de 42 países, concentrou as atividades que tratam do uso do BIM (Building Information Modeling) em diversos fóruns.

Ainda em implementação no Brasil, o BIM é uma realidade na Europa, e uma obrigação em projetos para o poder público na Dinamarca. Quem conta é o gerente de BIM do escritório BIG, Jacob Andreassen. “Usamos BIM em quase todos os projetos e em todos os projetos públicos”. Quando o cliente é privado, o BIM se torna uma ferramenta valiosa para comunicação: “O cliente sempre fica relutante com os custos, e a única maneira de simular a construção e o custo é com o BIM. Assim, mostramos que o prédio ficará dentro do orçamento”.

O arquiteto Christoph Achammer, do escritório austríaco ATP Arquitetura e Engenharia, complementou em sua palestra: “O BIM ajuda a esclarecer ao cliente que devem estar presentes desde o começo do projeto pelo menos os projetistas de arquitetura, estrutural e de instalações”.

Seu escritório começou a testar a plataforma BIM em 2009, fez os primeiros testes em projetos reais em 2010, para todas as áreas de projeto, e em 2014 a plataforma se tornou o padrão em todos os trabalhos. No ATP, o gerente de BIM é o responsável por assegurar que o modelo represente de fato a realidade.

“Acredito que o BIM é uma revolução. E não é sobre fazer prédios mais baratos, mas sim fazer o melhor prédio possível dentro do orçamento”, afirma Achammer.

Outros eventos do dia sobre o BIM mostraram exemplos do uso desta plataforma na Alemanha e no aeroporto de Oslo (Noruega) e discutiram sua adoção por construtoras.

*a jornalista viajou a convite da organização do evento

Fonte: http://au.pini.com.br/arquitetura-urbanismo/noticias/plataforma-bim-se-destaca-na-bau-2015-337733-1.aspx

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan