pedalando à la française

fotos
cortesia butterfield & robinson

um roteiro de bicicleta de bordeaux a dordogne para explorar paisagens cênicas e degustar as iguarias da região

A França é um paraíso para se explorar de bicicleta. No percurso que vai de Bordeaux a Dordogne é possível explorar um mix de belas paisagens, deliciosa gastronomia, vinhos excepcionais, muita cultura e hotéis de contos de fadas.
vista aérea do rio vezère, em dordogne
vista aérea do rio vezère, em dordogne

O ponto de partida é a charmosa cidade de Bordeaux. Segue-se pedalando pela rota dos castelos, passando por estradinhas lindas e tranquilas no meio de vinhedos que produzem alguns dos vinhos mais famosos do mundo como Château Mouton Rothschild e o Château Petrus.

momento de descanso durante a travessia de bicicleta
momento de descanso durante a travessia de bicicleta

Depois de alguns dias pedalando pelos vinhedos de Bordeaux, chega-se à região de Dordogne, também conhecida como Perigord. Esta é considerada uma das mais belas porém pouco exploradas partes da França, com castelos medievais pendurados em belas falésias, importantes cavernas pré-históricas e a terra onde se produz o foie gras. Por lá as pedaladas seguem às margens do rio Dordogne, por florestas, plantações diversas e antigos vilarejos com suas tradicionais casas de pedra.

barricas de vinho em adega
    barricas de vinho em adega
                                                                                                                                                              Um tour guiado por um expert em história da França acontece no Castelo de Beynac, que teve um importante papel na Guerra dos 100 anos entre a França e a Inglaterra e também onde foi filmado Joana D’Arc. Os ciclistas visitam também a caverna pré-histórica de Rouffignac, com pinturas de cerca de 14mil anos, acompanhados de uma renomada arqueóloga.

ciclistas passeando pela região de vinícola de médoc, no norte de bordeaux
ciclistas passeando pela região de vinícola de médoc, no norte de bordeaux

Os hotéis desta viagem são excepcionais, sendo todos parte da renomada associação Relais & Chateaux. O primeiro, Cordeillan– Bages, em Pauillac, é uma elegante mansão do século 18, onde os ciclistas desfrutam de um jantar delicioso no seu restaurante com duas estrelas Michelin. O segundo é o Hostellerie de Plaisance, que fica no coração da belíssima cidade medieval de Saint– Emilion, declarado patrimônio da humanidade pela Unesco. E o último, Le Vieux Logis, na região de Dordogne, é um antigo monastério do século 16, onde cada quarto tem uma decoração própria com antiguidades. Para viajar com a Butterfield & Robinson, é possível se juntar a um grupo préexistente de viajantes ou organizar o seu próprio grupo privativo. A idade mínima é 18 anos, porém há opções de viagens em família, onde as crianças, de forma muito lúdica, são estimuladas a mergulhar na cultura da região, além de curtir as atividades em família.

château lynch-bages, local onde acontece a primeira degustação da viagem
château lynch-bages, local onde acontece a primeira degustação da viagem

viajantes pedalando pela região de dordogne
viajantes pedalando pela região de dordogne

vinhos da região de st-emilion
vinhos da região de st-emilion

Leia a matéria completa no especial de viagens da bamboo de dezembro.

Fonte: http://www.bamboonet.com.br/posts/um-roteiro-de-bicicleta-de-bordeaux-a-dordogne-para-explorar-paisagens-cenicas-e-degustar-as-iguarias-da-regiao

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan