Casa do Patrimônio lança novo Caderno Temático de Educação Patrimonial

Capa Caderno Tematico

Com o título Diálogos entre Escola, Museu e Cidade, a Casa do Patrimônio (PB), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), lança o 4º número do Caderno Temático de Educação Patrimonial.

Nesta edição, os artigos apresentam reflexões sobre práticas de Educação Patrimonial por todo o Brasil, que tomam os espaços educativos da escola e do museu como polos a partir dos quais se desenvolvem experiências sensoriais e interpretativas que extrapolam seus limites físicos e sua atuação institucional. A ampliação desse limite entre o dentro e o fora incorpora novos elementos às práticas educativas e revela como as referências culturais são palpáveis e acessíveis a qualquer um de nós, pois permeiam nosso cotidiano, nossa vizinhança, nossa cidade.

As abordagens apresentadas nos convidam a inovar nos projetos de Educação Patrimonial, perceber o patrimônio de outra forma, aguçar o olhar, e, não satisfeitos, olhar novamente, reinterpretar. No espaço convencional da sala de aula, na visita ao museu ou no passeio pela cidade, o desafio que está posto é conseguir uma aproximação entre patrimônio e população, compreendendo que o interesse comum da preservação está muitas vezes contido justamente nas referências mais preciosas e mais familiares, que povoam o bairro, a escola e a cidade.

A versão digital do Caderno Temático pode ser acessado no blog da Casa do Patrimônio da Paraíba:      http://casadopatrimoniojp.com/

                                                                                                                                                          Fonte: http://portal.iphan.gov.br/portal/montarDetalheConteudo.do?id=18776&sigla=Noticia&retorno=detalheNoticia

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan