Capacitação sobre inventários é realizado pelo Iphan-TO

Com o objetivo de expor o patrimônio cultural imaterial de Porto Nacional e seu Centro Histórico, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por meio de sua superintendência no Tocantins, tem realizado encontros, voltados aos alunos de graduação e pós-graduação do curso de geografia da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Desde o mês de março, foi estabelecida uma parceria entre o Núcleo de Estudos Urbanos e das Cidades (Neucidades), a coordenação do curso de Geografia UFT – Campus Porto Nacional e o Iphan para operacionalização dos instrumentos de inventários:  o Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC), o Sistema Integrado de Conhecimento e Gestão (SICG) e o Inventário Pedagógico.
O encerramento das atividades será no dia 18 de abril, com a realização de uma caminhada de observação no Centro Histórico de Porto Nacional envolvendo as principais ruas e edificações de destaque. Os estudantes, ainda, terão a oportunidade de debater sobre possíveis bens culturais a serem objeto de inventários de conhecimento ou de outras ações de educação patrimonial que poderão ser desenvolvidas na região histórica.


Foto: Auro Giuliano

INRC
O Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC) é uma metodologia de pesquisa desenvolvida pelo Iphan para produzir conhecimento sobre os domínios da vida social aos quais são atribuídos sentidos e valores e que, portanto, constituem marcos e referências de identidade para determinado grupo social. Contempla, além das categorias estabelecidas no Registro, edificações associadas a certos usos, a significações históricas e a imagens urbanas, independentemente de sua qualidade arquitetônica ou artística.

SICG
O Sistema Integrado de Conhecimento e Gestão (SICG) é um instrumento desenvolvido para integrar os dados sobre o patrimônio cultural, com foco nos bens de natureza material, reunindo em uma base única informações sobre cidades históricas, bens móveis e integrados, edificações, paisagens, arqueologia, patrimônio ferroviário e outras ocorrências do patrimônio cultural do Brasil.

Inventário Pedagógico
Constitui-se em uma metodologia de pesquisa com base no INRC desenvolvido pelo Iphan voltado para o trabalho pedagógico das escolas, ocupando um lugar de destaque na parceria Iphan-MEC, na linha patrimônio cultural do programa Mais Educação

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan