NO.V.A : um novo conceito de eficiência energética e sustentabilidade

Projeto NO.V.A. - Nós Vivemos o Amanhã, é uma iniciativa inédita no Brasil com ideias inovadoras sobre eficiência energética e outros temas importantes

Fernanda Viviani, para o Procel Info

Divulgação

Rio de Janeiro - Hoje em dia vivemos em uma era que é marcada por grandes preocupações com o futuro do planeta, principalmente pelos efeitos negativos que o homem gerou no meio ambiente por causa das revoluções tecnológicas ao longo dos últimos séculos. Correr contra o tempo e ter ideias que possam reverter o quadro tornou-se crucial. No Brasil, quem tem algumas dessas propostas inovadoras já pode começar a usá-las para colaborar com futuro através do projeto NO.V.A. - Nós Vivemos o Amanhã, uma iniciativa inédita no país.
Trata-se de um projeto da Ampla que visa a construção de uma casa que será um projeto de moradia, utilizado pela concessionária para estudos de eficiência energética, além de funcionar como um laboratório de comportamento, testando novas experiências de consumo e convivência. Ele é fruto de uma parceria com a Prefeitura de Niterói, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e a Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio).
A primeira fase do projeto já está em curso. Uma plataforma digital interativa (nosvivemosoamanha.com.br) baseada no recurso de Crowdsourcing foi lançada e permitirá que o público contribua com ideias para a construção de uma moradia do futuro, sustentável, com tecnologias inovadoras que possam facilitar a vida das pessoas e solucionar problemas que existem hoje. Um comitê avaliador, composto por representantes da Ampla, das universidades parceiras, especialistas em crowdsourcing e do escritório de arquitetura Studio Arthur Casas, ficará responsável pela concepção final do projeto e definirá as ideias que serão efetivamente aplicadas. Quanto à construção da moradia do futuro, os primeiros passos já foram dados. O município cedeu o terreno, ao lado da concha acústica, no Centro de Niterói.
A partir do viés da sustentabilidade, vários temas serão abordados na fase de Crowdsourcing: de mobilidade urbana a combustíveis menos poluentes, de inovação a economia colaborativa, de arquitetura verde e design a saúde e bem-estar. Tudo visando criar uma nova perspectiva para gerar um consumidor mais consciente . O projeto conta com o apoio da Innocentive que vai participar da iniciativa desenvolvendo soluções para ideias inovadoras que surgirem durante a construção colaborativa do NO.V.A. “Envolver os mais de 13 milhões de experts de nossa plataforma na busca de soluções dos diversos aspectos relacionados à casa do futuro é missão nobre e de caráter humanitário”, afirma Ari Piovezani, CEO Innocentive Latin America. Antes do lançamento da plataforma de crowdsourcing, foi criada um comunidade no Facebook, que recebeu cerca de 35 mil seguidores em apenas três meses.

O público terá participação ativa no projeto inteligente da Casa NO.V.A.. A plataforma digital estará ativa até o fim do primeiro semestre de 2015. Quanto maior for a interação do usuário com o sistema e com outros usuários, maiores são as chances de receberem prêmios, incluindo uma viagem para a Expo Milano 2015, evento internacional de inovação e tecnologia que será realizado ainda este ano em Roma, na Itália.O desenho do projeto NO.V.A. começou há cerca de um ano com um processo de inovação interno na Ampla. A segunda fase do projeto será marcada pela construção da moradia, com previsão de conclusão em 2016. A casa espaço será utilizada pela Ampla para estudos de eficiência energética, além de funcionar como um living lab, testando novas experiências de consumo em um projeto modelo inédito. Além disso, servirá como moradia por pessoas dispostas a colaborar com o Nós Vivemos o Amanhã. Com isso será possível estudar o impacto da transformação de hábitos e da tecnologia no cotidiano.
O investimento previsto será de R$ 5 milhões, financiados por meio do programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Agência Nacional de Energia Elétrica. “Vamos aproveitar a oportunidade para pensar no consumo inteligente de uma maneira mais profunda, em diversas áreas. A Ampla entende que a inovação e novas tecnologias são fatores importantes para o desenvolvimento energético sustentável e para a sociedade”, explica o responsável pela Ampla, Marcelo Llévenes.
Segundo o vice-prefeito de Niterói, Axel Grael,“a construção da casa marca o início de uma revitalização urbana semelhante ao Porto Maravilha, no Rio, e busca reflexões para questões como o lixo, resíduos, eficiência energética, entre outras, e que deverá atrair um público que pensa o futuro da cidade”. Quanto ao processo de crowdsourcing, o arquiteto Arthur Casas acredita que a plataforma pode definir parâmetros para futuros projetos de Arquitetura. “Vamos decodificar as informações para tentar entender os desejos das pessoas”. Casas acrescenta que o tempo médio que ele leva para pensar um projeto é de um dia e meio. “Mas desta vez, só quando tivermos algumas informações reunidas é que teremos condições de começar o processo de criação”, explica.
A casa NO.V.A. possui relação com outro projeto de inovação conduzido pela Ampla – o Cidade Inteligente Búzios, que completou três anos em novembro e integra o Programa Rio Capital da Energia. “Exitem pontos comuns entre ambos, como a participação do público, porém, com públicos diferentes. Porque um tem como foco a comunidade e outro é voltado para o dia a dia das pessoas em suas casas”, frisou o executivo.
O NO.V.A. mostra que mudanças de caráter transformador começam em casa. As moradias atuais apresentam diversos problemas, não são inteligentes e nem possuem um modelo de eficiência energética. Porém, a partir do projeto idealizado pela Ampla fica claro que já é possível mudar essa realidade através de uma rede de pessoas capazes de modificar o conceito de moradia.

Fonte: http://www.procelinfo.com.br/main.asp?ViewID=%7B8D1AC2E8-F790-4B7E-8DDD-CAF4CDD2BC34%7D&params=itemID=%7B08CB76A8-76C3-453D-BAE7-22F763EA29FD%7D;&UIPartUID=%7BD90F22DB-05D4-4644-A8F2-FAD4803C8898%7D

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan