ONU-Habitat: Prêmio Mundial Habitat abre inscrições para projetos inovadores em moradia

Qualquer organização ou pessoa particular pode enviar mais de um projeto que demonstre soluções práticas, inovadoras e sustentáveis aos atuais problemas de habitação, até 30 de abril.

 A ONU destaca a importância de um bom planejamento urbano para o desenvolvimento sustentável. Projeto habitacional em Porto Príncipe, Haiti. Foto: ONU-Habitat

A ONU destaca a importância de um bom planejamento urbano para o desenvolvimento sustentável. Projeto habitacional em Porto Príncipe, Haiti. Foto: ONU-Habitat
Estão abertas as inscrições para o Prêmio Mundial Habitat 2015/16 , que é entregue a cada ano para projetos que demonstrem soluções práticas, inovadoras e sustentáveis aos atuais problemas de habitação em todo o mundo. Qualquer organização ou pessoa particular pode enviar mais de um projeto até o dia 30 de abril.
Os projetos precisam ter capacidade de ser transferidos ou adaptados; já estar em andamento ou terminados; considerar o habitat desde uma perspectiva ampla e que incorpore outras vantagens como a economia de energia e água, a geração de renda, a inclusão social, a participação plena individual e da comunidade, a saúde, a capacitação e a educação. Todos os pedidos são avaliados e um comitê independente de seleção escolhe entre dez e doze projetos.
Serão realizadas visitas de avaliação a alguns projetos pré-selecionados antes de enviar as recomendações para o júri externo, que inclui o diretor executivo do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat). As iniciativas vencedoras serão expostas também na Terceira Conferência da ONU sobre Moradia (Habitat III).
Em 2008, o projeto brasileiro “Caprichando a Morada”, desenvolvido pela Cooperativa de Habitação da Agricultura Familiar (Cooperhaf), em Chapecó, Santa Catarina, conquistou o primeiro lugar no prêmio. O projeto consiste em capacitar o meio rural com iniciativas que melhorem a qualidade de vida e interfere diretamente na autoestima do agricultor e da agricultora familiar.

Fonte: http://nacoesunidas.org/onu-habitat-premio-mundial-habitat-abre-inscricoes-para-projetos-inovadores-em-moradia/

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan