Igrejinha Nossa Senhora de Fátima, Oscar Niemeyer e Athos Bulcão. Image © Beatriz Marques, via Flickr. CC
Marcando os 55 anos de Brasília, o Instituto Cultural do Google fechou uma parceria com aFundação Athos Bulcão (Fundathos) para disponibilizar parte da obra do artista em sua plataforma online.
Athos Bulcão foi um dos artistas mais emblemáticos a terem trabalhado na construção da imagem de Brasília. Muitas de suas obras – sobretudo os murais – são pioneiras no sentido de apresentarem uma estética carregada de implicações sociais e políticas: seus trabalhos são fruto de uma interação profunda entre o artista e a mão de obra que constrói a obra, isto é, o operário.
Esta é a primeira vez que a Fundação participa de uma exposição virtual, assim, a curadoria optou por disponibilizar, inicialmente, apenas os painéis de azulejos, privilegiando obras ligadas à capital federal. Farão parte do acervo do Google imagens dos painéis da Igrejinha, alguns do Itamaraty e também do Congresso Nacional.
Guarde esta imagem junto com tuas outras favoritas!
Congresso Nacional, Oscar Niemeyer e Athos Bulcão. Image © Beatriz Marques, via Flickr. CC
O Instituto Cultural do Google já fechou parcerias com museus e instituições de importância mundial, como o Museu de Arte de São Paulo, o Musée d’Orsay (Paris), oRijksmuseum (Amsterdã), a Fundação Nelson Mandela e a Pinacoteca de São Paulo.
As obras de Athos ainda não têm data oficial para serem disponibilizadas online, contudo, a Fundathos acredita que esta será uma ótima oportunidade de difundir o trabalho do artista carioca, cuja obra é tão relevante para o contexto arquitetônico, histórico e cultural brasileiro.
Referência: Correio Brasiliense
Fonte:Romullo Baratto. "Obras de Athos Bulcão farão parte do acervo do Instituto Cultural do Google" 14 Apr 2015. ArchDaily Brasil. Acessado 16 Abr 2015. http://www.archdaily.com.br/br/765321/obras-de-athos-bulcao-farao-parte-do-acervo-do-instituto-cultural-do-google
0 comentários:
Postar um comentário