VII Mestres e Conselheiros



Hoje a municipalização das políticas do patrimônio ganha força no Brasil. É crescente o número de municípios que têm seus próprios conselhos do patrimônio e que vêm desenvolvendo ações para defender e preservar suas edificações, espaços públicos, coleções, acervos, festas e tradições orais, entre outros. Para se discutir essas experiências de municipalização em curso, surgiu em 2008 este Fórum, inicialmente voltado para Minas Gerais e que desde 2009 se estendeu para todo o país. A ideia é congregar num mesmo evento os agentes que formulam e efetivam as políticas a nível municipal e os pesquisadores acadêmicos dos diversos programas de pós-graduação em nosso país, para realizar uma avaliação do processo de municipalização no Brasil, suas premissas, instrumentos utilizados, arranjos institucionais, resultados e possibilidades de financiamento.
A sétima edição deste evento, a acontecer em junho de 2015, vai ter como temática central “Patrimônio e  cidades”. Como se sabe, a conservação urbana é uma parte importante das políticas de patrimônio há pelo menos meio século, quando as cidades históricas adquiriram um status incomparável na cultura e na vida moderna. Hoje em dia sabemos que quando se busca a conservação urbana não se pretende congelar a vida ou transformar as cidades em museus, mas em pensar na preservação e na melhoria de sua qualidade de vida, o que abrange tanto as áreas consideradas “históricas” quanto àquelas mais novas. Assim, quando se fala de patrimônio e cidades, discutem-se questões amplas como a memória social, o sentido dos lugares e a identidade, a qualidade do ambiente urbano, entre outros.
Para discutir essa importante temática, este Seminário pretende reunir, durante três dias, em Belo Horizonte, os pesquisadores e estudantes das áreas ligadas à preservação do patrimônio cultural e do planejamento urbano, bem como os diversos agentes do patrimônio – membros dos conselhos municipais do patrimônio, educadores e demais profissionais envolvidos com as políticas públicas de promoção dos bens culturais. Desta forma, visa-se propiciar um espaço de discussão envolvendo questões teóricas e práticas no campo da preservação. Para isso, está sendo feita uma chamada de trabalhos, propiciando oportunidade de apresentação e troca de experiências entre os diversos municípios e grupos participantes.

Veja a  programação:
http://www.forumpatrimoniomestres.com/#!cronograma/cw7r

Fonte e maiores informações: http://www.forumpatrimoniomestres.com/

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan