Cidades Sustentáveis: Um especial sobre iniciativas inovadoras

Toda semana você vai acompanhar uma matéria especial sobre projetos municipais sustentáveis.

PUBLICADO PORJOICE VIANA
Especial Cidades Sustentáveis
Gerenciamento do lixo, diminuição das emissões de gases de efeito estufa, melhorias na mobilidade urbana, energias limpas, construções sustentáveis, educação de qualidade para todos; estas são algumas das principais ações encontradas por cidades do mundo inteiro para trazer qualidade de vida à população e garantir um futuro melhor para o nosso planeta, atendendo aos três pilares da sustentabilidade – econômico, ambiental e social –, além de cuidar melhor do nosso meio ambiente.
Observando estas questões, que são do interesse de toda a sociedade, o Pensamento Verde preparou umEspecial que vai mostrar as principais iniciativas de oito municípios ao redor do mundo – escolhidos pela importância, grandiosidade e inovação de seus projetos – que se tornaram Cidades Sustentáveis.
Durante dois meses você vai acompanhar uma série de oito matérias com fotos, vídeos e informações esclarecedoras sobre os projetos e planejamentos feitos por cada uma destas cidades, todas com objetivo de trazer melhorias para a população local e para o meio ambiente através da implantação de ciclovias, ampliação de áreas verdes, despoluição de rios e até mesmo a criação de novos municípios, totalmente baseados no conceito da sustentabilidade.

Curitiba
A cidade, no Paraná, vencedora do Prêmio Global Green City Award, entregue durante a Rio+20 em 2012, pela implementação de iniciativas verdes como Programa Câmbio Verde e o planejamento urbano orientado pela sustentabilidade, abriu a a série do especial Cidades Sustentáveis no dia 18 de setembro.
Curitiba

Masdar City
Localizada no emirado de Abu Dhabi, Emirados Árabes, é uma smart city construída do zero, projetada para ter emissão zero de carbono, objetivo que poderá ser alcançado através das alternativas renováveis que serão implantadas em toda a estrutura da cidade, desde o transporte até a produção de energia solar em uma fazenda fotovoltaica.
Masdar City

Bogotá
A prefeitura desta cidade da América do Sul, capital da Colômbia com mais de 7 milhões de habitantes, melhorou a qualidade de vida da população local com transporte público eficiente, ciclovias, criação de espaços verdes, além de diminuir a criminalidade e o tráfico de animais na região.
Bogotá

Songdo
Esta nova cidade do continente asiático, mais precisamente na Coréia do Sul, com capacidade para 40 mil habitantes, é mais uma smart city que busca a qualidade de vida dos moradores e a preservação do meio ambiente. Através de um sistema inteligente, toda a sua estrutura será administrada e monitorada por redes sem fio, além de contar com transportes públicos elétricos e aquáticos.
Songdo

Cidade do México
Conheça a transformação da capital mexicana que já teve o título de mais poluída do mundo em 1992. Com uma estratégia de gestão ambiental eficiente, a cidade criou um “Plano Verde” que visa melhorar setores como mobilidade, qualidade do ar, gestão de resíduos sólidos, entre outros, que já estão rendendo premiações e transformando-a em exemplo a ser seguido.
Cidade do México

Estocolmo
Vencedora do prêmio Capital Verde da Europa em 2010, a capital sueca busca zerar a utilização de combustíveis fósseis até 2050, diminuindo ainda mais o seu índice de emissão de CO2 per capita, que hoje já está abaixo da média europeia. Além disso, tem como principais destaques o gerenciamento de resíduos sólidos; melhoria da qualidade da água; mobilidade; energia sustentável e transformação de uma área industrial em um bairro “verde”.
Estocolmo

Copenhagen
Este município europeu, capital da Dinamarca, é reconhecido no mundo inteiro como a Cidade das Bicicletas, pela quantidade de pessoas que utilizam este meio de transporte para trabalhar, ir à escola, ao supermercado, entre outras atividades do dia a dia. Além de contar com uma grande extensão de ciclovias, a prefeitura pretende aumentar este espaço até 2015. Além disso, a cidade conta com uma fazenda eólica que produz cerca de 20% de toda a energia gerada. Estas e outras iniciativas contribuem com o objetivo de combater as mudanças climáticas.
Copenhagen

Londres
A charmosa cidade de Londres tem uma vila chamada BedZED, no bairro de Sutton, como a sua maior alternativa para combater os impactos negativos provocados pelo Homem no meio ambiente. Preservar os recursos naturais e ter emissão zero de carbono são os principais objetivos deste projeto que começou em 2002. A vila conta com um sistema de aquecimento solar, de reutilização da água, climatização de ambiente e carros elétricos, tudo visando a eficiência energética, diminuição dos impactos ambientais e da emissão de CO2.
Londres

Agora, toda semana você poderá acompanhar mais uma nova cidade e descobrir o que cada uma delas está fazendo para melhorar a vida de sua população e ajudar na preservação do planeta, servindo de exemplo para que outros municípios sigam o mesmo caminho em busca do futuro que queremos.
Matérias Relacionadas
Sustentabilidade
http://www.pensamentoverde.com.br/colunistas/cidades-sustentaveis/

Fonte: http://www.pensamentoverde.com.br/sustentabilidade/cidades-sustentaveis-especial-iniciativas-inovadoras/

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan