10 regras para ser um arquiteto bem-sucedido

10 regras para ser um arquiteto bem-sucedido

Seguir carreira na arquitetura envolve uma série de competências. A profissão exige um grande preparo por parte do arquiteto para lidar com múltiplos projetos ao mesmo tempo, com clientes que trazem expectativas bem diferentes, trabalhos com equipes de tamanhos variados, entre outras situações.

Todas estas condições necessitam de um profissional com repertório e a capacidade de administrar este conhecimento. Para ser um arquiteto bem-sucedido, ele deve seguir alguns passos que garantem a sua posição no mercado e contribuem para que possa conquistar clientes e projetos novos.

Veja, a seguir, 10 regras para ser um arquiteto bem-sucedido:

1. Encontre o seu diferencial

Todo profissional precisa se destacar de alguma forma. O seu diferencial é aquela característica que será responsável por lhe trazer maior reconhecimento e oportunidades de negócios. Encare a sua própria carreira como se fosse uma empresa e busque os melhores caminhos para oferecer um serviço que satisfaça o cliente.

2. Saiba lidar com o cliente

O trabalho de um arquiteto requer um contato produtivo com o cliente. Para que esta relação seja eficiente e não atrapalhe o desenvolvimento do projeto, todas as partes envolvidas precisam estar completamente cientes do trabalho que será realizado. Seja profissional e paciente, já que, na maioria das vezes, o cliente não terá o domínio necessário sobre o assunto para negociar com você.

3. Faça cursos e frequente eventos

Para ser um arquiteto bem-sucedido, você precisa estar sempre em contato com tudo o que se discute dentro de sua área. Deve estar por dentro das principais tendências de trabalho e melhores práticas a serem conduzidas. A melhor forma de fazer isso é frequentando cursos especializados, seja os de curta duração ou até pós-graduações. Também é essencial frequentar eventos que concentrem outros profissionais da área para uma valiosa troca de conhecimentos.

4. Seja produtivo

Quanto você precisa entregar hoje? E nesta semana? E no mês? Para trabalhar de forma produtiva, você precisa ter completo conhecimento sobre estas informações e como elas se relacionam entre si. Organize as suas tarefas de maneira que seja possível realizar todas elas da maneira mais eficiente para cumprir os seus objetivos. O mercado da arquitetura precisa de profissionais que sejam capazes de administrar múltiplas demandas ao mesmo tempo, então o quanto antes você começar a se adequar a isso, melhor.

5. Ofereça soluções completas

O mundo corporativo não precisa de mais profissionais que só se preocupam com o seu trabalho e nada mais. Procure oferecer mais soluções ao seu cliente, mesmo que, para isso, você precise adquirir conhecimentos em outras áreas. Um arquiteto bem-sucedido costuma ser multidisciplinar, capaz de pensar em diversas áreas ao mesmo tempo para um mesmo fim.

6. Conte com a ajuda da tecnologia

Não faz sentido não aproveitar todas as possibilidades que a tecnologia traz para o trabalho. É possível organizar os seus compromissos, listar as suas tarefas do dia e manter as suas anotações e desenhos sempre à mão graças a aplicativos como o Google Agenda, Drive e o Evernote, além dos aplicativos mobile. Consulte também os softwares de arquitetura que melhor se encaixam ao seu trabalho, como o ArchiCAD, Chief Architect, Maia, 3D Max, Sketchup entre outros recursos adicionais.

7. Mantenha a positividade

Para seguir carreira na arquitetura, é muito melhor tanto para o profissional quanto para as pessoas que lidam com ele encarar tudo com mais positividade. Às vezes, as coisas não dão tão certo no contato com o cliente, ou uma colaboração não fica da forma que foi planejada, por exemplo. Se você encara o seu trabalho com bastante foco e eficiência, precisa também buscar o lado positivo das coisas. Do contrário, o mau humor pode comprometer a qualidade das suas entregas.

8. Faça networking

Para ser um arquiteto bem-sucedido, é essencial ser bom de networking. Isso significa frequentar os círculos da área e se relacionar com outros profissionais. Isso vai possibilitar que você tenha acesso a outras formas de trabalhar e se familiarize com tendência e técnicas que possa não conhecer.

9. Diga o que pensa

Um arquiteto é contratado porque a sua visão é pertinente para este ou aquele projeto. Portanto, não guarde nenhuma opinião para você. Quando estiver lidando com o cliente ou com os colegas, deixe sempre clara a sua opinião sobre a condução do trabalho. Os seus insights, juntamente aos da sua equipe, darão ao projeto uma qualidade superior.

10. Transmita conhecimento

Quem segue carreira na arquitetura pode aproveitar muitas vantagens ao encontrar maneiras de transmitir conhecimento. Comece a escrever em um blog com uma abordagem diferente sobre o seu trabalho, com o intuito de dividir conhecimento com outros profissionais e interessados no assunto. Outra forma de fazer isso é organizando seminários e palestras, o que pode servir como fonte alternativa de renda, também.

Procure sempre uma forma de se destacar no seu meio. Na área da arquitetura, a concorrência é sempre forte, então é válido empregar estratégias que valorizam o próprio passe, ajude a se destacar no meio e melhore a qualidade das suas entregas.

Fonte: http://www.worksolution.ws/10-regras-para-ser-um-arquiteto-bem-sucedido/

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan