Fortaleza vai sediar o 6° Seminário do Patrimônio Cultural

 

Seminario patrimonio cultural

A sexta edição do Seminário do Patrimônio Cultural acontecerá entre os dias 14 a 16 de abril de 2015, no Museu da Indústria em Fortaleza. O evento é uma promoção do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e da Prefeitura Municipal de Fortaleza. Em sua programação estão inclusos cursos, oficinas e mesas redondas com a participação de especialistas no assunto em âmbito local e nacional, no intuito de debater sobre a preservação e valorização dos bens culturais do estado.

Neste ano em que Fortaleza completa 289 anos, o Seminário volta a integrar parte da programação em comemoração do aniversário da cidade e terá como tema central Memórias e Desenvolvimento Sustentável. Buscando promover ações de sustentabilidade e de percepção mais crítica para os bens históricos e culturais do estado.

A conferência terá como público-alvo: os estudantes de ensino fundamental e médio; estudantes do ensino superior das áreas de Patrimônio, Arquitetura, História, Turismo, Artes Visuais, dentre outras; professores da rede municipal e estadual de ensino; pesquisadores interessados; detentores e detentoras de bens registrados como patrimônio material; organizações da sociedade civil; representantes de movimentos sociais; profissionais de turismo; e profissionais da educação da cidade.

Os interessados em participar da programação poderão se inscrever online, até o dia 10 de abril, por meio do formulário disponível em: http://goo.gl/forms/nTDV4fpS7n. Serão ofertadas 150 vagas e os participantes inscritos terão direito a certificado (cumprindo 75% da frequência). As inscrições para as oficinas e cursos serão realizadas posteriormente.

Programação completa
14 de abril (terça-feira)
8h às 17h
- Credenciamento
9h às 12h - Curso: Projetos Culturais e Gestão do Patrimônio Cultural | Ministrante: Diego Dionísio | Local: Centro Cultural do Banco do Nordeste | Vagas: 35 vagas | Serão abertas inscrições específicas no primeiro dia do evento (14/4/2015), por ordem de chegada, às 8h30. *A pessoa inscrita deverá participar de dois dias de curso para receber o certificado.
13h30 – Abertura do evento
14h às 15h30 - Mesa Redonda – Patrimônio Cultural e desenvolvimento sustentável das cidades, com o Prof. Dr. Leonardo Castriota (UFMG) e Prof. Ms. Emanuel Oliveira Braga (Iphan – PB).
16h às 18h00 - Mesa redonda - Educação Integral, Territórios Educativos e Patrimônio Cultural com a Profa. Dra. Vanessa Louise Batista (UFC), Profa. Ms. Sônia Regina Rampim Florêncio (Ceduc / DAF/ Iphan) e a Ms. Beatriz Goulart.
18h – Abertura da exposição “Centros” | Curadoria: João Lucas Vieira e Eugênio Moreira

15 de abril (quarta-feira)
8h às 12h - Curso: Projetos Culturais e Gestão do Patrimônio Cultural | Ministrante: Diego Dionísio | Local: Centro Cultural do Banco do Nordeste | Ministrante: Diego Dinísio | Local: Centro Cultural do Banco do Nordeste.
9h às 11h – Oficina: Um olhar brincante para a cultura brasileira | Ministrante: Rosane Almeida (Instituto Brincante) / Local: Teatro Antonieta Noronha
13h30 às 15h30 - Mesa redonda – Os inventários como metodologias para a preservação com Igor de Menezes(Iphan/CE); Ms. Adriano Paulino de Almeida (Inventário Bom Jardim); Ms. Susana Cristina Marques Caramelo (Inventário de Fortaleza); e Ms. Alênio Carlos Noronha Alencar (Inventário de Fortaleza).
16h às 18h00 - Mesa redonda – Registros e as políticas de salvaguarda com o Prof. Diego Dionisio (Instituto Abaçai – SP); Ms. Romério Zeferino (Associação Cultural de Zabelê – PB) e Ms. Mônia Silvestrin (DPI – Iphan).
18h - Lançamento do livro “Cultura, Políticas e Identidades: Ceará em perspectiva” (Vol. I) – Organizadores: Igor de Menezes Soares e Ítala Byanca Morais da Silva (Iphan).

16 de abril (quinta-feira)
9h às 12h
– Mesa Redonda: Patrimônio, projetos culturais e desenvolvimento local com a Profa. Dra. Simone Scifoni (USP), Luiz Eduardo Sarmento (Paço do Frevo - Recife) e o Dr. Leandro Brusadin (UFOP).
14h às 18h – Mesa Debate – Patrimônio e Desenvolvimento Urbano com Rosane Almeida (Instituto Brincante), Dra. Nádia Somekh (Presidente do CONPRESP), André Montenegro (Sinduscon), Cristina Chaul (Sindicato dos Corretores), Lia Parente (IPLANFOR), Dra. Águeda Muniz (SEUMA) e Reinaldo Salmito (COPFOR).
18h – Lançamento: Coleção Pajeú sobre a História dos bairros de Fortaleza.

Serviço:
6° Seminário do Patrimônio Cultural
Data:
14 a 16 de abril de 2015
Local: Museu da Indústria, Rua Dr. João Moreira, nº 143 – Centro, Fortaleza/ CE
Mais informações: (85) 3105-1291

Fonte: http://portal.iphan.gov.br/portal/montarDetalheConteudo.do?id=18847&sigla=Noticia&retorno=detalheNoticia

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan