2º Festival de Circo de Taquaruçu acontece de 20 a 26 de abril

Por Caroline Falcão


Oficinas, exibição de filmes, exposições de artesanato, apresentações artísticas de circo, música e muito mais, são os atrativos do 2º Festival de Circo de Taquaruçu que acontece entre os dias 20 a 26 de abril, e pretende movimentar o distrito e atrair o público do município de Palmas e região. O evento é realizado pela Cia Os Kaco e conta com a parceria do curso de Teatro da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Prefeitura de Palmas, Governo do Estado, Sebrae e demais entidades do Tocantins e Goiás.
A programação é inteiramente gratuita, de classificação livre e contempla 32 atividades formativas - oficinas (circo, música, educação ambiental e muito mais), sendo que uma delas é uma vivência e capacitação com o artista, Ronaldo Aguiar, palhaço Charlito que ministrará uma oficina de claques e cascata, exclusiva para palhaços profissionais que estarão participando do Festival.  A programação ainda conta com 11 espetáculos, com artistas de diversas partes do Brasil, cinco atrações musicais dentre elas, Chapéu de Paia de Anápolis fazendo um forró arrumadinho no dia 25 e Tambores do Tocantins fazendo o encerramento no dia 26.
O festival conta ainda com a tradicional Feira da Serra de Taquaruçu, que vem sendo reconstruída e organizada pela  Associação das Mulheres Feirantes de Taquaruçu (AMFETAQ). A Feira incrementará ainda mais esse evento com artesanatos, doces de compotas, derivados da mandioca, produtos da agricultura familiar, entr outros. Além disso, os visitantes poderão apreciar loja fixa de artesanato da Casa do Artesão de Taquaruçu durante todo o evento. Já os interessados em participarem das oficinas, as inscrições serão realizadas durante a semana do Festival, com a Coordenação de Oficinas.
Segundo a professora Daniela Rosante, uma das colaboradoras da Cia Os Kaco, o Festival de Circo de Taquaruçu é uma união colaborativa de pessoas no intuito de oferecer acesso e valorizar bens culturais. "Acontece a 38km da Capital do Tocantins, num  distrito ecoturístico cercado por belezas naturais e localizado próximo ao Jalapão, evento com essa magnitude e com programação gratuita te que ser valorizado por todas as esferas publicas e privadas”, ressalta.
Ainda, de acordo com um dos realizadores do evento, Kadu Olivie, “a disseminação e celebração das artes circenses aliada ao compromisso sócio-cultural por uma sociedade mais igual e justa é o que nos move e move esses artistas, que, vindos de diversos lugares do Brasil e do mundo, alegrarão Taquaruçu, sorrir mais, brincar e viver incondicionalmente o prazer de estar nesse mundo", conclui.
Mais informações podem ser acessadas por meio das seguntes fanpages:

http://oskaco.com.br/ https://www.facebook.com/festivalcircotaquarucu
https://www.facebook.com/circo.doskaco

Fonte: http://ww1.uft.edu.br/index.php/noticias/14469-2-festival-de-circo-de-taquarucu-acontece-de-20-a-26-de-abril-confira-a-programacao

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan