Pesquisadores do instituto dão dicas para a manutenção da qualidade da água de reúso
Kelly Amorim, do Portal PINIweb20/Fevereiro/2015
O Centro Tecnológico do Ambiente Construído do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) divulgou na última quinta-feira (19) uma série de requisitos mínimos relativos aos processos de armazenamento e reaproveitamento de água da chuva.
Sobre a captação, por exemplo, o pesquisador do IPT Luciano Zanella explica que a obtenção da água jamais deve ser feita a partir de pisos. "O telhado ou a laje de cobertura das edificações funcionam como área de captação". Já a complexidade do sistema de tratamento, que inclui calhas e tubos para direcionar a água até o reservatório, depende dos usos pretendidos e da quantidade de usuários.
O IPT considera ainda imprescindível a elaboração de um projeto que respeite critérios como espaço disponível para instalação do sistema; viabilidade financeira; localização da edificação e volume de chuvas na região; regularidade de abastecimento de água potável por uma concessionária; e a demanda ocasionada pelos hábitos de consumo.
Além de dicas para manter a qualidade da água captada por meio do armazenamento correto, os pesquisadores alertam para a necessidade do descarte das primeiras chuvas, que limpam os poluentes presentes no ar. É recomendável, segundo os técnicos, que se descarte de um a dois litros de água da primeira chuva para cada metro quadrado de telhado.
Para acessar as dicas na íntegra, clique aqui.
Leia mais:
Aproveitamento de água da chuva e reúso de águas residuais exigem rigor e cuidado no projeto
0 comentários:
Postar um comentário