10 filmes imperdíveis do "Cinema e Arquitetura": cidades e lógicas urbanas atuais

Cena de "The Human Scale"     Cena de "The Human Scale"

Como estamos construindo nossas cidades hoje? Quais são os parâmetros e atores que determinam sua forma e seu funcionamento? Como arquitetos, estamos "fazendo cidades" da maneira correta?

O cinema se refere constantemente a cidade e se inspira nas suas problemáticas para falar de nós mesmos. Nos mostra como nosso entorno construído influencia diretamente na nossa vida cotidiana e nos convida a sermos partícipes ativos da sua construção. Às vezes, ele faz isto de maneira crua e direta, outra vezes, acompanhado de ação, comédia ou alguma história de amor. Apresentamos aqui 11 filmes imperdíveis - publicados anteriormente no nosso site - nos quais a cidade é a verdadeira protagonista.

 

+ Quem quer ser um milionário?

O tema pobreza já foi abordado através de vários pontos de vista ao longo da história do cinema. Muitas delas são visões românticas e que servem como mero plano de fundo para uma história pouco comprometida com a realidade.

"Mumbai é a representação de qualquer cidade em desenvolvimento do mundo. Está cheia de vitalidade graças ao grande número de pessoas e seu objetivo é alcançar o progresso e a "modernidade" que hoje em dia possuem os países de primeiro mundo. Graças a uma crescente indústria portuária e a introdução de capital estrangeiro, a cidade cresce a passos largos. Mas, o desenvolvimento não é equitativo e ao invés da pobreza desaparecer, ela não faz outra coisa senão aumentar".

+ Bye Bye Barcelona

Hoje, Cinema e Arquitetura vai até a Espanha para apresentar-lhes o documentário "Bye Bye Barcelona", filmado, editado e dirigido por Eduardo Chibás. Nas palavras de seu diretores, "é um documentário sobre uma cidade e sua relação com o turismo, sobre a difícil convivência entre Barcelona, barcelonenses, o turismo e os turistas.

"Os barceloneses viram como em uma só década, a quantidade de turistas triplicou e como a economia tem girado a serviço do turismo sabendo explorar exitosamente um patrimônio construído por gerações anteriores. Ninguém duvida que o turismo é uma enorme fonte de dinheiro para Barcelona e para alguns dos seus cidadãos, mas espaços emblemáticos da cidade estão sendo perdidos em prol de um turismo massivo, que cada vez mais desgasta e ocupa".

+ Elevado 3.5

O primeiro Cinema e Arquitetura do ano, apresenta o filme brasileiro "Elevado 3.5" de Maíra Santi Bühler, Paulo Pastorelo e João Sodré, que mostra o mundo das pessoas que vivem ao redor do Elevado Presidente Costa e Silva, mais conhecido como Minhocão, construído na zona central de São Paulo durante a ditadura militar

"Um documentário que mostra o mundo das pessoas que vivem ao redor da via expressa elevada, o Minhocão, construída na zona central de São Paulo durante a ditadura militar. Do nível da rua até o pavimento superior, o espectador é levado por diferentes pontos de vista. Por cima e por baixo da via, sob sua sombra ou a luz da cidade, o documentário se desenvolve através das histórias dos personagens que convivem cotidianamente com esta grande estrutura de cimento".

+ Espaço Modular


Apresentado recentemente no Arqfilmfest Santiago de Chile 2013, o documentário "Espacio Modular" ("Espaço Modular" - tradução livre), de Bautista Cofré Yáñez e Nicole Ampuero Rodríguez, retrata a chegada do negócio imobiliário à cidade de Valparaíso."    

                                                                                                                                                                 Hoje a cidade de Valparaíso se transforma e avança deixando para trás sinais claros de deterioração. Uma lógica habitacional moderna e com mínima regulamentação é imposta, alterando a coerência arquitetônica e identitária da cidade, restringindo o livre acesso ao sol, ar fresco e a vista para o mar. Ela é vendida a portenhos santiaguinos e estrangeiros como um produto de elevado custo, privatizando assim o patrimônio de todos os seus habitantes.

+ Gran Horizonte: Around the Day in 80 Worlds


"Num mundo onde sete bilhões de não-arquitetos constroem as cidades [...] a linguagem do arquiteto, para se referir ao projeto e construção da cidade está obsoleta." Através da compilação do material recolhido por Urban-Think Tank durante o período de três anos, este documentário dirigido por Martin Schwartz & Daniel Andersson, retrata a realidade da informalidade urbana em todo o mundo, estruturado numa viagem irreal pelo mundo em apenas um dia."    

                                                                                                                                                      Fazendo perguntas ao invés de apresentar respostas, Grande Horizonte tem como objetivo ampliar a perspectiva dos espectadores sobre o mundo em que vivem e o mundo que poderiam ajudar a criar. O filme está baseado na filosofia de que o futuro do desenvolvimento urbano radica na colaboração entre os arquitetos, os governos, a empresa privada e a população mundial dos bairros marginais".

+ Casalata: Habitação social, educação urbana e ambiental

O curta-metragem "Casalata" - realizado por Lara Plácido e Ângelo Lopes -,foi produzido durante um curso de pós-graduação em cinema na M_ EIA (Instituto Internacional de Arte, Tecnologia e Cultura) em Mindelo, Cabo Verde. O filme centra-se no déficit habitacional dos bairros de Mindelo e nos problemas causados ​​por suas construções humildes de lata.

"A ilusão de encontrar uma vida melhor nas cidades consolidadas leva as pessoas a irem até elas, mas o sonho rapidamente se desmorona e a falta de oportunidades empurra famílias inteiras aos aglomerados de lata que aparecem, dia após dia, na paisagem de Cabo Verde. O problema da falta de moradias não se resolve de um dia para ou outro. As famílias alojadas nas casas de lata continuarão vivendo em condições sub-humanas por tempo indeterminado, ainda que todos os esforços governamentais se concentrem nesta problemática". 

+ Medianeras

Hoje em Cinema e Arquitetura apresentamos "Medianeras" (2011), filme do diretor argentino Gustavo Taretto. Como explica seu diretor, o filme é construído sobre quatro pilares: a cidade (neste caso Buenos Aires), caótica, imprevisível mas também atrativa / a solidão urbana, a convivência diária com desconhecidos perfeitos, que são indiferentes entre si / a incomunicação, a tecnologia, pensada para nos conectar, paradoxalmente nos separa / a busca do amor, a dificuldade de duas pessoas que vivem na mesma quadra e são "almas gêmeas" se encontrarem.

"Buenos Aires, caótica, imprevisível mas ao mesmo tempo atrativa. A solidão humana, como se convive diariamente com perfeitos desconhecidos, que, por sua vez, são indiferentes entre si. A falta de comunicação, a tecnologia pensada para nos conectar que paradoxalmente nos separa. A busca pelo amor, a dificuldade de duas pessoas, que se encaixam perfeitamente e que inclusive vive na mesma quadra, em se encontrarem".

+ 74 metros quadrados

74 m2 é um documentário que retrata a travessia das líderes de 150 famílias em Valparaíso para conseguir a casa própria. A equipe liderada pela direção de Tiziana Panizza e Paola Castillo acompanhou estas mulheres durante sete anos, abordando o tema da integração social no novo bairro, as divisões na comunidade e os desastres provocados pelas chuvas nas novas residências.

"Iselsa e Cathy decidiram fazer parte de um projeto único, desenhando por líderes da arquitetura social, que lhes entregarão sua casa própria integrada ao um bairro de classe média. O documentário observa o processo durante 7 anos: a falta de recursos, a integração a um bairro que os rejeita, problemas na construção e o desastre provocado pelas chuvas de inverno. O desafio ainda mais difícil será superar a divisão da comunidade".

+ Squat, La ville est à nous

Esta semana no Cinema e Arquitetura apresentamos o filme "Squat, La ville est à nous", do diretor Christophe Coello. O filme mostra a ação do coletivo "Miles de viviendas", seguindo duas ações entre os anos de 2003 e 2011; um coletivo que busca lutar contra a especulação imobiliária e a degradação da vida urbana através da ocupação de habitações abandonadas em Barceloneta.

"Estamos em um bairro de Barcelona, preso a especulação, mas o cenário poderia ser qualquer outra cidade importante da Europa. Gentrificação, rendas exorbitantes, operações de reabilitação para "remodelar" a população de um centro ou uma rua da cidade: o espectador se movimenta por um território familiar. O filme é uma proposta de luta coletiva contra o concreto e sistemático".

+ The Human Scale

Hoje em dia 50% da população mundial vive em zonas urbanas e no ano 2050 esta porcentagem aumentará para 80%. A vida nas grandes cidades é atrativa e problemática ao mesmo tempo. Hoje enfrentamos o auge do petróleo, o câmbio climático, a solidão e graves problemas de saúde devido ao nosso estilo de vida.

"Jan Gehl, arquiteto e professor danês, estudou o comportamento humano nas cidades durante 40 anos. Ele documentou como as cidades modernas repelem a interação humana e afirma que podemos começar a construir cidades de uma maneira em que as necessidades humanas da inclusão e intimidade sejam levadas em conta".

 

Fonte:Victor Delaqua. "10 filmes imperdíveis do "Cinema e Arquitetura": cidades e lógicas urbanas atuais " 02 Jan 2015. ArchDaily Brasil. Acessado 3 Jan 2015. http://www.archdaily.com.br/br/759791/10-filmes-imperdiveis-do-cinema-e-arquitetura-cidades-e-logicas-urbanas-atuais

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan