CAU/SP: Ciclovias carecem de planejamento urbanístico

A iniciativa da prefeitura de São Paulo de implantar ciclovias pela cidade tem recebido apoio, mas também críticas de cidadãos e entidades paulistanas.
Recentemente, o Ministério Público de São Paulo conseguiu na Justiça uma liminar que proíbe a continuidade das obras (com exceção à da avenida Paulista), devido à falta de estudos técnicos. A prefeitura recebeu 60 dias para apresentar sua defesa com estudos de impacto viário e os projetos executivos exigidos.
Na última semana, a prefeitura entrou com pedido na Justiça para suspender a liminar, porém o pedido foi negado. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informou que iria recorrer, mas, graças a uma manifestação de cicloativistas no dia 27, a liminar foi revogada.
Em nota, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP) afirma que a colocação do Ministério Público é importante e nos faz refletir sobre a situação das diversas políticas públicas nas nossas cidades.
“A implantação das ciclovias, fundamental alternativa de circulação urbana, faz parte de um plano de transportes e mobilidade da cidade? Houve planejamento e projetos que viabilizassem toda essa implantação? Quem são os profissionais envolvidos nesse processo?", questiona Gilberto Belleza, presidente do CAU/SP.
Belleza afirma ainda que “é salutar considerar que toda a implantação das ciclovias na cidade de São Paulo precisa estar em consonância com o sistema viário existente e exige adaptações e concordâncias que só um projeto de qualidade é capaz de alcançar”.
Segundo ele, para que isso aconteça, é essencial que a sociedade conheça esses projetos e os profissionais envolvidos. “E, nesse sentido, os arquitetos e urbanistas podem contribuir em muito com esse processo”, conclui.
O projeto cicloviário faz parte do plano de mobilidade urbana da gestão atual da prefeitura, que pretende implementar 400 quilômetros de faixas exclusivas para bicicletas até 2016. Desde junho de 2014, já foram criados 200 quilômetros.


    Publicada originalmente em ARCOweb em 30 de Março de 2015

    Fonte: http://arcoweb.com.br/noticias/arquitetura/causp-ciclovias-carecem-planejamento-urbano

    0 comentários:

     
    IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
    Edited by Allan