Até existem planos de reestruturação do rio Tietê e projetos de despoluição. Tomadas por diferentes esferas do governo brasileiro, as iniciativas propõem revitalizar a área para atender necessidades urbanas e ecológicas. Entretanto, nem mesmo os mais otimistas conseguem imaginar um resultado como a ilustração abaixo.
A figura representa uma solução que arquiteta Pérola Felipette Brocaneli, doutora em paisagem e ambiente pela USP, defende. Transformando a lógica estrutural de São Paulo, a ideia devolve aos rios as várzeas em suas margens.
Para que isso se realizasse, seria necessário desapropriar edifícios e afastar vias pavimentadas que acompanham os rios Tietê, Pinheiros e Tamanduateí. Dessa forma, o sistema deixaria de ser viário e passaria e a ser ecológico. A mudança envolveria décadas de etapas para ser concluída, com projetos auxiliares para readaptar os costumes da cidade e possibilitar a reestruturação territorial.
O projeto recuperaria antigas zonas úmidas, interligando as serras da Cantareira e do Mar para favorecer a umidificação, o controle térmico e a regularização do ciclo hidrológico.
Com mais opções de serviços, melhores distribuições e transporte público mais eficiente, a demanda por carros tenderia a diminuir. Também haveria mais atrações culturais e praças esportivas nas novas áreas verdes.
Em entrevista à National Geographic Brasil, Pérola diz que embora as soluções incomodem algumas pessoas, é necessário considerar atual condição ambiental e o inquietante reflexo disso no cotidiano da cidade. E você, como considera essa ideia?
Crédito/fonte da foto: Viaje Aqui
Via: Viaje Aqui
Fonte: http://blogaecweb.com.br/blog/vamos-devolver-as-varzeas-aos-rios/
0 comentários:
Postar um comentário