Agência Nacional de Águas abre 5 mil vagas em cursos gratuitos sobre água

A organização disponibiliza certificado a quem alcança 60% de aproveitamento.
A organização disponibiliza certificado a quem alcança 60% de aproveitamento.


A Agência Nacional de Águas (ANA) está com inscrições abertas para cinco mil vagas em cursos gratuitos a distância. As inscrições podem ser realizadas através do site até o próximo dia 24 ou antes desta data, caso todas as vagas sejam preenchidas. Há capacitações sobre:
- Comitê de Bacia: o que É e o que Faz;
- Gerenciamento Integrado dos Recursos Hídricos no Nordeste;
- Lei das Águas;
- Medindo as Águas do Brasil: Noções de Plu e Fluviometria;
- Monitoramento da Qualidade da Água em Rios e Reservatórios;
- Planejamento, Manejo e Gestão de Bacias.
Os interessados podem se inscrever em até dois cursos simultaneamente e receberão a confirmação de matrícula no primeiro dia de cada capacitação. A seleção será feita por ordem de inscrição. Os alunos que conseguirem 60% de aproveitamento nas avaliações terão direito a um certificado, sendo que o tempo de duração das atividades pode ser menor que o previsto, conforme o desempenho de cada um. Para facilitar a aprendizagem, os conteúdos são estruturados através de uma navegação sequencial entre módulos.
Dois cursos têm carga prevista de 40 horas, oferecem 500 vagas cada e acontecerão de 25 de maio a 21 de junho: Planejamento, Manejo e Gestão de Bacias; e Monitoramento da Qualidade da Água. O primeiro busca apresentar os instrumentos de planejamento dos recursos hídricos e de gestão de bacias hidrográficas. O segundo visa ensinar os conceitos e ferramentas de monitoramento de qualidade de água em rios e reservatórios, tendo em vista o atendimento à Política Nacional de Recursos Hídricos e demais normas legais pertinentes.
Entre 25 de maio e sete de junho acontecem dois cursos com 20 horas de carga e com mil vagas disponíveis cada: Lei das Águas e Comitê de Bacia: o que É e o que Faz. Na capacitação sobre a Lei nº 9.433/97, que estabeleceu a Política Nacional de Recursos Hídricos, serão abordados conceitos básicos relacionados à gestão das águas e os alunos aprenderão a identificar formas de atuação responsável para o uso e a gestão do recurso. Na temática dos comitês, as atividades buscam ensinar as atribuições e responsabilidades desses colegiados, além de incentivar a participação da sociedade na gestão da água.
Estão previstas duas turmas para os cursos Gerenciamento Integrado dos Recursos Hídricos no Nordeste e Medindo as Águas do Brasil: Noções de Plu e Fluviometria. Ambos têm 500 vagas para cada turma (com carga de dez horas) e acontecem de 25 a 31 de maio e de 1º a sete de junho.
A capacitação com foco no gerenciamento tem o objetivo de promover a educação e conscientização da sociedade sobre o tema a partir de conceitos e práticas relacionados aos recursos hídricos no Nordeste. Já o curso Medindo as Águas do Brasil: Noções de Plu e Fluviometria, busca ampliar os conhecimentos dos alunos sobre medições e monitoramento das águas dos rios e da chuva, organização e gerenciamento dos dados coletados, automação na coleta de dados, Rede Hidrometeorológica Nacional, entre outros temas.

Fonte: http://ciclovivo.com.br/noticia/agencia-nacional-de-aguas-abre-5-mil-vagas-em-cursos-gratuitos-sobre-agua

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan