O desenho da luz natural

06/05/2015 · by Hiroshi · in Arquitetura. ·                                                                                                                                                                 Ao falar de luz e arquitetura é praticamente impossível não citar:
“A arquitetura é o jogo sábio, correto e magnífico dos volumes dispostos sob a luz.”                                                                                                                       Le Corbusier.
Afinal, arquitetura está inevitavelmente disposta sob a luz natural. E é a luz que permite a compreensão da arquitetura como um todo, desde suas formas até suas texturas.
desenho luz natural arquitetura arquitete suas ideias 01
O projeto, partindo de uma análise qualitativa, deve responder as necessidades básicas referentes à luz natural.  Seja no mínimo, suprindo à exigência da legislação ou diversificada, conforme a necessidade do projeto, a luz está presente.
desenho luz natural arquitetura arquitete suas ideias 06
Porém, além do fatores mínimos, necessários ou desejados, a arquitetura sempre pode surpreender. A capacidade de criação vai além, possibilitando assim, uma espécie de manipulação da luz. E também a possibilidade de transformá-la em desenho, em formas.
desenho luz natural arquitetura arquitete suas ideias 07
desenho luz natural arquitetura arquitete suas ideias 02
O interessante, além dos próprios “desenhos solares”, é o caráter mutável dos mesmos. Respondendo a sua origem, o Sol, os desenhos são capazes de ilustrar nas superfícies arquitetônicas o caminho percorrido pelo Sol.
desenho luz natural arquitetura arquitete suas ideias 03
Em uma divagação fictícia, seria como se a arquitetura presenteasse o sol com uma lapiseira, e assim, ele se tornasse o arquiteto da luz, através do traço efêmero.
desenho luz natural arquitetura arquitete suas ideias 08
Divagações à parte, a forma com que a luz incide sobre a arquitetura é algo a ser apreciado. Mas, além disso, na figura do arquiteto, apreciar não é o suficiente. Compreender o sistema que envolve a iluminação é uma das necessidades básicas para projetar soluções com essas características.
desenho luz natural arquitetura arquitete suas ideias 12
desenho luz natural arquitetura arquitete suas ideias 04
Inicialmente tudo depende da orientação solar. Em seguida, além da orientação, cabe também ao arquiteto entender a trajetória solar, suas posições, ângulos e horários.  E por fim, é posta a prova à capacidade de criação, ao produzir elementos que respondam aos feixes de luz, criando desenhos luminosos nas superfícies.
desenho-luz-natural-arquitetura-arquitete-suas-ideias-05
Um dos arquitetos que dominam e exploram a luz natural e seus efeitos é  o japonês Tadao Ando. Tal domínio reflete a habilidade do arquiteto em fazer uso do elemento luz, não apenas com uma intenção estética, mas sim por um conceito arquitetônico simbolista, agregando ao projeto seussignificados abstratos, através da luz.
desenho-luz-natural-arquitetura-arquitete-suas-ideias-10
Atualmente, a manipulação desses fatores é feita através de softwares e equipamentos que são capazes de ilustrar com exatidão o trajeto solar e sua iluminação.
desenho-luz-natural-arquitetura-arquitete-suas-ideias-11
Programas como o Sol-AR, Luz do Sol, Sunpath, são algumas das alternativas simples para visualização da iluminação no projeto arquitetônico. Como também o Sketchup, uma ferramenta muito usada por arquitetos, nem sempre explorado para esses fins.
Por fim, é possível compreender que tal manipulação da luz requer empenho, para entender os processos, e posteriormente dominá-los. Mas os resultados são gratificantes, agregando ao projeto a iluminação, como elemento natural, dinâmico, através da estetização da luz.
                                                                                                                                                              Texto escrito por Thaisa M. Porfirio, colaboradora do Arquitete suas Ideias
Fonte: http://arquitetesuasideias.com/2015/05/06/o-desenho-da-luz-natural/

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan