Publicação reúne projetos apresentados durante conferências para discutir os centros urbanos de grandes cidades
Kelly Amorim, do Portal PINIweb14/Maio/2015
O Departamento Rio de Janeiro do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ) lançou recentemente o livro Cidade Sustentável – Expressão do Século XXI, resultado de uma série de encontros realizados pela entidade com o objetivo de discutir projetos, refletir sobre os centros urbanos e definir um campo pautável para a criação de uma agenda para os próximos anos.
A publicação, que pode ser retirada gratuitamente na secretaria do Instituto e, em breve, será oferecida em versão digital, é dividida nos módulos Projetos e Conferências. O primeiro módulo possui as subdivisões Transporte Coletivo, Urbanização de Favelas e Projetos da Paisagem, que relacionam os principais trabalhos de arquitetura e urbanismo concebidos com premissas de sustentabilidade em grandes cidades. Já o segundo módulo, que consiste na organização dos debates realizados durante os encontros, é subdividido em Mobilidade Urbana, Habitação e Meio Ambiente.
Com textos de Larissa Morais e Rosa Lima, o livro também reúne entrevistas com o arquiteto dinamarquês e professor emérito da Escola de Arquitetura de Copenhague, Jan Gehl; com a Secretária da Habitação do Ministério das Cidades, Inês Magalhães; e com um dos mais respeitados especialistas em mobilidade urbana da atualidade, Manuel Herce Vallejo.
Para o presidente do IAB, que assina a apresentação do livro, “a água, o ar, a energia e as florestas estão necessariamente referenciados às populações urbanas, não apenas por estas constituírem a maioria, mas sobretudo, pelo modo como são consumidos (e rejeitados) tais recursos naturais. Assim, há uma agenda ambiental indispensável no trato da questão urbana, que é preciso trilhar de maneira consistente”.
0 comentários:
Postar um comentário