Concreto Colorido: Projetos com variedades de tons

O concreto colorido foi um jeito encontrado pela arquitetura de ir um pouco além dos diferentes tons de cinza obtidos naturalmente com o bom e velho concreto.

Casa das Histórias Paula Rego / Cascais – Portugal.

Casa das Histórias Paula Rego / Cascais – Portugal.

Avermelhado, azul, amarelo ou verde, ele vai precisar de um tipo específico de cimento, ou de uma areia diferente – como no caso do concreto branco -, ou mesmo da adição de um pigmento à mistura, próprio para a cor desejada.

“A pigmentação dá a cor escolhida pelo arquiteto. Antes, serão feitos testes com a mistura no canteiro, para chegar à cor ideal”, comenta Gabriel Regino, assessor em concreto aparente com valor arquitetônico, da Tresuno.

concreto colrido 4

Outros aditivos, como os superplastificantes, produzem maior fluidez (trabalhabilidade) do concreto, cortam a água do traço e aumentam a resistência do concreto à compressão.

A variedade de cores e tons é grande, e vai ser importante saber qual é a origem do pigmento usado – se ele é orgânico ou inorgânico, ou ainda qual vai ser seu comportamento quando exposto aos raios ultravioletas do sol. Esses aspectos influenciam na durabilidade da cor, e indicam se o concreto pode ou não desbotar.

Em pisos, concreto colorido também é utilizado

O uso de blocos de concreto colorido, que permite a infiltração da água, é destaque no Jardim da Entrada criado por Leila Finotti

concreto colrido 4

O uso é tanto estrutural quanto decorativo, mas em qualquer caso deve ser buscada uma empresa especializada na aplicação, já que é muito difícil realizar os testes para encontrar a proporção ideal entre a quantidade de pigmento e a quantidade de água da mistura:

“Para entender esta dificuldade, basta imaginar o que acontece quando você mistura meio litro de água a um litro de tinta vermelho escuro, e obtém uma tinta cor de tomate. Em outro litro da mesma tinta, se você adicionar um litro cheio de água, a cor resultante será rosada, bem mais clara”, exemplifica.

O processo de homogenização da cor é a grande desvantagem do concreto colorido. Regino defende que seria possível comprar a massa pré-misturada em usinas de concreto, mas a indústria não introduz esta etapa à produção, porque isso aumentaria demais os impostos cobrados sobre o produto semipronto.

concreto colrido

concreto colorido pça das artes

concreto colorido pça das artes 3

B A Praça das Artes, no centro de São Paulo, tem projeto da Brasil Arquitetura, e empregou a técnica do concreto colorido, em diferentes tons - Foto: Nelson Kon

B A Praça das Artes, no centro de São Paulo, tem projeto da Brasil Arquitetura, e empregou a técnica do concreto colorido, em diferentes tons – Foto: Nelson Kon

“No caso de empenas maiores, a dificuldade é grande, porque vai ser necessário preparar a mistura várias vezes, e todas devem chegar ao mesmo tom de cor.” Assim, o projetista tem de estar presente à execução e controlar testes e aplicação do material.

O tipo de fôrma a usar será também definido pelo projeto de arquitetura: tábuas não aparelhadas, para um concreto mais rústico que expresse os veios e os nós da madeira; compensado comum, para um acabamento mais liso, mas ainda com eventuais imperfeições e, portanto, alguma textura de veios e nós; ou mesmo o compensado plastificado ou fôrmas metálicas, para concreto liso ou muito liso.

Via: Mapa da Obra

Fonte: http://homedecore.com.br/?p=1444

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan