Estúdio 41 propõe a criação de hortas urbanas em espaços ociosos do centro de Curitiba, no Paraná

Cultivo de diversas espécies de plantas e flores objetiva dar nova ocupação aos locais subutilizados e requalificar a paisagem urbana

Kelly Amorim, do Portal PINIweb
14/Maio/2015



SLIDE SHOW  http://au.pini.com.br/au/solucoes/galeria.aspx?gid=10650

O Estúdio 41 apresentou na exposição “Arquitetura para Curitiba: Uma Mostra em Mutirão”, realizada no início do mês no Museu de Arte (MUSA) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o projeto de criação de hortas urbanas na região central da capital paranaense. A proposta é para espaços subutilizados, como terraços e estacionamentos, e ociosos, como edifícios abandonados e terrenos vazios.
A primeira etapa do projeto contemplou um levantamento das áreas de interesse, que constatou que a região tem cerca de 40 mil m² de espaços subutilizados ou ociosos. O estudo desenvolvido pelos arquitetos em parceria com uma equipe de estudantes da UFPR, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) apontou que a região tem um potencial de cultivo que proviria 149 mil pessoas por ano, número quatro vezes mais que a população do centro da cidade.
O levantamento viabilizou a concepção de um projeto paisagístico que prevê o cultivo de diversas espécies de plantas e flores nas áreas de interesse, com o objetivo de requalificar a paisagem urbana.
O projeto integra ainda, de acordo com o escritório, “um posterior plano de ocupação dessas áreas por hortas que atenderiam as necessidades e condicionantes intrínsecos a cada lote, seja pela sua morfologia ou localização”.
Na mostra, também apresentaram propostas os escritórios paranaenses Aleph Zero, Arquea, Estúdio Coletivo, Grifo, LR Architecthe, N8 Studio, Realiza, Sabóia+Ruiz e Sharise Arquitetura. O convite se deu por uma chamada pública realizada através do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU-PR).

Fonte: http://au.pini.com.br/arquitetura-urbanismo/urbanismo/estudio-41-propoe-a-criacao-de-hortas-urbanas-em-espacos-347498-1.aspx

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan