Rio Academy traz Jaime Lerner, o responsável pela transformação de Curitiba

O Fórum de Arquitetura e Urbanismo do Rio Academy não para de despertar interesse e de receber apoio de profissionais e instituições. Não é para menos. A estruturação do evento, norteada pela legenda Observe, Aprenda, Produza, configura o Fórum como importante parceiro na busca da sustentabilidade da vida cotidiana nas grandes cidades. Estimula arquitetos, urbanistas e designers a participarem ativamente do redesenho de sua cidade, integrando sua experiência de cidadãos à sua expertise do exercício profissional. Esses profissionais são, hoje, universalmente apontados como destacado segmento capaz de contribuir significativamente com a reconcepção de nossas cidades, uma tarefa urgente.

via Fórum Rio Academy

E o Rio Academy, acima de tudo, coloca a disposição deste projeto profissionais como os Pritzker Paulo Mendes da Rocha e Christian de Portzamparc, e do peso de Alejandro Aravena, Giancarlo Mazzanti, Elizabeth de Portzamparc, os escritórios Triptyque, BIG e OMA. Agora foi a vez de Jaime Lerner confirmar sua presença no Rio Academy, dia 21 de julho.

Nada mais adequado para a proposta do Fórum do Rio Academy. "Minha experiência profissional me ensinou que cidade não é problema, cidade é solução”, diz Jaime Lerner, convocando-nos a trocar nossas lentes pessimistas e focar no incrível potencial transformador das cidades - e também dos arquitetos, urbanistas e designers.

A cidade de Curitiba transformou-se de tal modo nos três mandatos de prefeito e de governador deste arquiteto e urbanista, que se tornou referência nacional e internacional em planejamento urbano. Como se não bastasse, Lerner promoveu também importantes transformações no espírito da população, promovendo a auto-estima e a solidariedade dos encontros humanos.

Sob a liderança de Lerner, sua competente equipe projetou novo plano piloto para a cidade, integrando o uso do solo e o transporte, explorando a visão de uma cidade sustentável e conectada. Para implementar essa visão, criou aquilo que veio a ser chamado de BRT (Bus Rapid Transit), ampliou espaços verdes e conduziu, de maneira pioneira, esforços de reciclagem e de educação para o meio ambiente. A ideia de Lerner defende que o transporte deveria ser, simultaneamente, eficiente, acessível e sustentável, contribuindo para cidades orientadas pela saúde e pela coletividade.

Fórum Internacional de Arquitetura e Urbanismo: 20 a 26 de Julho

MAM: Av. Infante Dom Henrique 85, Parque do Flamengo / 20021-140 Rio de Janeiro, RJ
Organização: Rio Academy / Tatac
Web: www.rio.academy
Facebook: https://www.facebook.com/rioacademy2015
Inscrições através do site - 2º lote prorrogado até dia 10/06/15

Fonte:
"Rio Academy traz Jaime Lerner, o responsável pela transformação de Curitiba" 31 May 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . 

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan