E o Rio Academy, acima de tudo, coloca a disposição deste projeto profissionais como os Pritzker Paulo Mendes da Rocha e Christian de Portzamparc, e do peso de Alejandro Aravena, Giancarlo Mazzanti, Elizabeth de Portzamparc, os escritórios Triptyque, BIG e OMA. Agora foi a vez de Jaime Lerner confirmar sua presença no Rio Academy, dia 21 de julho.
Nada mais adequado para a proposta do Fórum do Rio Academy. "Minha experiência profissional me ensinou que cidade não é problema, cidade é solução”, diz Jaime Lerner, convocando-nos a trocar nossas lentes pessimistas e focar no incrível potencial transformador das cidades - e também dos arquitetos, urbanistas e designers.
A cidade de Curitiba transformou-se de tal modo nos três mandatos de prefeito e de governador deste arquiteto e urbanista, que se tornou referência nacional e internacional em planejamento urbano. Como se não bastasse, Lerner promoveu também importantes transformações no espírito da população, promovendo a auto-estima e a solidariedade dos encontros humanos.
Sob a liderança de Lerner, sua competente equipe projetou novo plano piloto para a cidade, integrando o uso do solo e o transporte, explorando a visão de uma cidade sustentável e conectada. Para implementar essa visão, criou aquilo que veio a ser chamado de BRT (Bus Rapid Transit), ampliou espaços verdes e conduziu, de maneira pioneira, esforços de reciclagem e de educação para o meio ambiente. A ideia de Lerner defende que o transporte deveria ser, simultaneamente, eficiente, acessível e sustentável, contribuindo para cidades orientadas pela saúde e pela coletividade.
Fórum Internacional de Arquitetura e Urbanismo: 20 a 26 de Julho
MAM: Av. Infante Dom Henrique 85, Parque do Flamengo / 20021-140 Rio de Janeiro, RJ
Organização: Rio Academy / Tatac
Web: www.rio.academy
Facebook: https://www.facebook.com/rioacademy2015
Inscrições através do site - 2º lote prorrogado até dia 10/06/15
Fonte:
"Rio Academy traz Jaime Lerner, o responsável pela transformação de Curitiba" 31 May 2015. ArchDaily Brasil. Acessado .
0 comentários:
Postar um comentário