Escola Parque

Elenara Leitão 27 de abril de 2013Arquitetura, Educação, Synarqs

Veja a apresentação: https://prezi.com/mqjtwdko7qcg/escola-parque-by-synapsis-short-version/

A concepção educativa da Escola Parque é expressa por seus criadores em duas palavras: transformação e diversidade, e objetiva oferecer a experiência de vivenciar transformações aprendendo com a diversidade, fundamentando-se em duas áreas: ciência e arte. Para isto adota cinco princípios educativos (Acolhida, Transformação, Vivência, Formação, e Comunidade) e usa diversos aparelhos educacionais.

O intento pretende utilizar uma linguagem arquitetônica capaz de traduzir este conceito com holisticidade e coerência na aplicação em várias cidades do país, de forma sustentável, valorizando nossa diversidade e culturas locais.

MapaA chamado do sináptico Eduardo José Siqueira Barbosa, da Letra e Ponto, aSynapsis abraçou o projeto reunindo, sob a coordenação do pedagogo Marco Aurélio Araújo Silva, uma equipe multidisciplinar que contou com a Synarqs (o grupo de arquitetos e urbanistas da Synapsis), cientistas, educadores e ambientalistas, gerando um padrão a ser utilizado em todas as unidades das Escolas Parque, e exemplificando sua aplicação em um projeto desenvolvido para Osasco/SP.

maqueteNão basta porém, adotar posturas sustentáveis no método construtivo, escolha de materiais, ou trato de recursos; também é imprescindível contemplar os fundamentos e princípios abraçados, buscando um resultado dinâmico e didático, que preveja espaços capazes não só de abrigar as várias atividades, mas também de promover uma transformação de atitude que contamine a comunidade, da qual a Escola Parque também passe a ser ferramenta.

Veja AQUI a apresentação do padrão e linguagem arquitetônica para a Escola Parque desenvolvido pela Synarqs, com um exemplo de aplicação para a primeira possibilidade de unidade pilôto, em Osasco.

Autoria/créditos:

synarqs

Fonte: http://www.synapsis.org.br/escola-parque/

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan