Boitempo e Sesc São Paulo promovem o “Seminário Internacional Cidades Rebeldes”



A Boitempo Editorial, que completa 20 anos de história em 2015, e o Sesc São Paulorealizam entre os dias 9 e 12 de junho o Seminário Internacional Cidades Rebeldes, no Sesc Pinheiros, em São Paulo. A iniciativa faz parte de uma série de eventos promovidos pela Revista Margem Esquerda desde 2004. Estarão reunidos mais de 40 conferencistas para discutir o presente e o futuro das cidades como palco de disputas políticas, ideológicas e sociais.
A urbanização é o motor de uma economia de escala planetária, que vem despejando concreto em um ritmo sem precedentes sobre a superfície terrestre. Estudos apontam que em 2050 mais de 75% da população mundial habitará cidades. No entanto, o boom de urbanização não tem se traduzido em maior qualidade de vida para a população; pelo contrário, a vida nas cidades está cada vez mais difícil.
É neste contexto que grupos de pensadores e ativistas estão explorando alternativas, por vezes no despertar de revoltas urbanas, e em outras instâncias, como neste seminário internacional, para estimular a busca por melhores formas de vida urbana.
Um dos principais homenageados do Seminário é o geógrafo britânico David Harvey, que participa da mesa de fechamento em torno de seu livro Paris, capital da modernidade. Ao longo dos quatro dias de debates, a Boitempo e o Sesc também promovem o Curso de Introdução à Obra de David Harvey, com alguns dos principais especialistas no pensamento urbano crítico no Brasil: Ermínia Maricato, Mariana Fix, Raquel Rolnik e Marcio Pochmann.
A lista de convidados internacionais conta ainda com Stephen Graham, professor de Cidades e Sociedades na Escola de Arquitetura da Universidade de Newcastle, na Inglaterra, e autor do livro Cities Under Siege (Boitempo, no prelo) e um dos autores da coletânea Bala perdida: a violência policial no Brasil e os desafios para sua superação; Domenico Losurdo, professor de História da Filosofia na Universidade de Urbino, na Itália, autor de A luta de classes: uma história política e filosófica; e Moishe Postone, canadense, professor de História na Universidade de Chicago e autor de Tempo, trabalho e dominação social: uma reinterpretação da teoria crítica de Marx; dentre outros.
O Seminário Internacional Cidades Rebeldes prevê ainda o lançamento de seis obras inéditas da Boitempo Editorial: A cidade das letras, de Ángel Rama; A luta de classes: uma história política e filosófica, de Domenico Losurdo; De que lado você está? Reflexões sobre a conjuntura política e urbana no Brasil, de Guilherme Boulos; Paris: capital da modernidade, de David Harvey; a coletânea Bala perdida: a violência policial no Brasil e os desafios para sua superação, e a 24° edição da Revista Margem Esquerda, com dossiê temático “Cidades em conflito; Conflitos nas cidades”.

Guarde esta imagem junto com tuas outras favoritas!


Inserido em uma tradição de parcerias entre a Boitempo Editorial e o Sesc São Paulo(Revoluções, em 2011 e Marx: a criação destruidora, em 2013), o seminário desta vez pretende ir além da discussão acadêmica, envolvendo também palestrantes ligados à vida pública, ao poder institucional, a movimentos sociais e políticos, às artes e que tem em comum um histórico de pensamento em relação às cidades, à questão urbana e ao seu papel nas transformações sociais.
Serão discutidas questões como os efeitos do neoliberalismo nas cidades, as insurgências urbanas na história, a urbanização militarizada, os megaeventos esportivos, desenvolvimento urbano e meio ambiente, a mobilidade e as novas configurações das lutas de classe.

Seminário Internacional Cidades Rebeldes
  • Data: de 9 a 12 de junho de 2015
  • Local: Sesc Pinheiros
  • Endereço: Rua Paes Leme, 195, São Paulo - SP
  • Inscrições: aqui
  • Mais informações aqui
Via Cidades Rebeldes
  • Título: Seminário Internacional Cidades Rebeldes
  • Website: http://cidadesrebeldes.com/
  • Organizadores: Boitempo Editorial
  • De: 09 de Junho de 2015, 00:00
  • Até: 12 de Junho de 2015, 00:00
  • Onde: Sesc Pinheiros
  • Endereço: Rua Pais Leme, 195 - Pinheiros, São Paulo - SP, Brasil
 
Fonte:"Boitempo e Sesc São Paulo promovem o “Seminário Internacional Cidades Rebeldes”" 23 May 2015.ArchDaily Brasil. Acessado 24 Mai 2015. http://www.archdaily.com.br/br/767283/boitempo-e-sesc-sao-paulo-promovem-o-seminario-internacional-cidades-rebeldes

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan