Casa Brasileira na Caixa Cultural São Paulo

Exposição apresenta os diferentes modelos de habitação no Brasil e reúne importantes nomes da arquitetura

SÃO PAULO, CULTURA
A CAIXA Cultural São Paulo inaugura no dia 16 de maio, sábado, às 11 horas, a exposição "Casa Brasileira", com aproximadamente 60 obras, algumas inéditas, entre croquis, plantas, fotografias, projetos e ilustrações sobre o modo brasileiro de morar. 
new1

Com curadoria de Carlos Eduardo França de Oliveira e Bruno Silveira Carvalho e fotografias de Renato Negrão, a exposição reúne nomes como Ramos de Azevedo, Vitor Dubugras, Oscar Niemeyer, Paulo Mendes da Rocha, Oswaldo Bratke, Vilanova Artigas, Lina Bo Bardi, Ruy Ohtake, Zigmund Zanetini, Marcos Acayaba e Hector Vigliecca, além de edificações rurais paulistas remanescentes do período colonial, como a Casa Bandeirista, construída com a técnica taipa de pilão.

"Casa Brasileira" expõe a trajetória e os desdobramentos da moradia no Brasil, ressaltando as diferentes tradições culturais e a infinidade de influências que marcaram definitivamente a cultura nacional. Um vasto cenário apresenta aos visitantes os diferentes modelos de habitação no Brasil: das moradias indígenas aos imensos casarões rurais, contrapostos às senzalas e às moradias dos agregados; as casas térreas iluminadas, que ilustram o rompimento com os padrões coloniais; os sobrados urbanos, que passaram a conciliar atividades mercantis nos térreos com as moradias dos andares superiores; e os edifícios de apartamentos, traduzidos pelo ecletismo de técnicas e formas do modernismo.

A exposição pretende explorar as múltiplas experiências do morar e suas peculiaridades no que diz respeito ao uso dos materiais, referências estéticas e organização dos espaços, trazendo ao público a percepção das renovações e das permanências que traduzem a evolução dos modos de vida e dos valores ao longo de séculos.

No dia 10 de junho (quarta-feira), às 15h, os curadores ministram palestra sobre a história e evolução da Casa Brasileira. Na mesma data será lançado o catálogo da exposição. "Casa Brasileira" fica em cartaz até 19 de julho de 2015, com visitação gratuita, de terça-feira a domingo, das 9h às 19h.

Serviço:Exposição: "Casa Brasileira"Abertura: dia 16 de maio (sábado), às 11h.
Visitação: de 16 de maio a 19 de julho de 2015
Horário: de terça-feira a domingo, das 9h às 19h
Local: CAIXA Cultural São Paulo
Endereço: Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo (SP)
Entrada: franca
Classificação indicativa: livre
Telefone: (11) 3321 4400

Acesso para pessoas com deficiênciaPatrocínio Caixa Econômica Federal
Palestra e Lançamento de CatálogoData: 10 de julho de 2015,
Horário: a partir das 14h (Palestra das 15h às 17h)
Local: CAIXA Cultural São Paulo
Fonte: http://www20.caixa.gov.br/Paginas/Releases/Noticia.aspx?releID=603

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan